BR&M Tecnologia

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O amadurecimento dos outlets premium


Nova tendência de complexo comercial no Brasil ressalta os benefícios do novo formato e a necessidade dos shoppings de se reinventarem

Os brasileiros gastaram a impressionante quantia de US$ 22,2 bilhões no exterior em todo o ano passado, recorde histórico segundo o Banco Central. Em comparação ao ano de 2011, o número representa um crescimento de 4,5%. O consumo é tão alto que o governo dos Estados Unidos estuda até mesmo colocar o Brasil na lista de países dispensados de visto para viagens de turismo.

Entre os locais preferidos dos brasileiros que vão ao exterior, principalmente os Estados Unidos, estão os outlets, shoppings normalmente localizados no entorno das grandes cidades e conhecidos pelos baixos preços e produtos de marcas premium. No Woodbury Premium Outlets, próximo a Nova Iorque, por exemplo, o português do Brasil já é um dos quatro idiomas oficiais do sistema de alto-falantes. Encontrar vendedores falando português também é bastante comum em centros de compras de cidades como Miami, Orlando e Las Vegas.

A boa notícia, para muitos consumidores, é que não é mais necessário enfrentar longas jornadas de avião para visitarmos este tipo de empreendimento. O primeiro outlet premium do Brasil foi inaugurado em 2009 na cidade de Itupeva (SP) e é considerado até hoje sucesso absoluto. Nos próximos meses será a vez do Rio Grande do Sul, com a inauguração de um outlet premium na Grande Porto Alegre.

O mercado de shoppings, de uma forma geral, está em ebulição por todo o País. Tivemos em 2012, de acordo com o balanço divulgado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o maior número de inaugurações dos últimos 13 anos. Com mais 27 novos empreendimentos em operação e média de 398 milhões de visitantes mensais, o mercado de shopping centers brasileiro registrou, em 2012, alta de 10,65% nas vendas em relação ao ano anterior, atingindo total de R$ 119,5 bilhões. A expectativa do setor para 2013 é de 12% no aumento das vendas.

No entanto, os lançamentos não trazem muitas novidades e mantêm o mesmo padrão. Quem entra em um centro de compras de primeira linha de qualquer capital brasileira tem aquela sensação de déjà-vu. As mesmas lojas, formatos e serviços...

O alto custo de ocupação dos shopping centers tradicionais impede a prática de preços mais acessíveis ao consumidor. Hoje os comerciantes são obrigados a fazer liquidações em lojas cujo custo operacional é altíssimo, o que torna impossível uma operação com descontos realmente tentadores. Outra alternativa dos lojistas são os outlets próprios, que funcionam bem, mas são limitados, pois têm o apelo de apenas uma marca.

Já nos shoppings tipo outlets, como o que está sendo erguido no Rio Grande do Sul, os custos de ocupação são bem menores, permitindo que os comerciantes pratiquem preços para lá de atrativos. Apenas para exemplificar, as tradicionais luvas e o 13º aluguel não existem neste tipo de empreendimento.

Uma loja de outlet fatura cerca de três vezes mais que uma instalada em um shopping tradicional. Outra vantagem é o custo de ocupação, que representa aproximadamente 5% do faturamento bruto (contra 30% a 40% dos demais centros comerciais).

Por esses e outros motivos é que o modelo de outlet premium começa a prosperar no Brasil. Já são três em funcionamento (Itupeva - SP; Contagem – MG e Alexania - GO) e a expectativa é que mais 30 empreendimentos sejam inaugurados nos próximos anos.

Estar localizado fora das grandes cidades é fundamental para o sucesso de um outlet premium já que os custos são menores e não existe a concorrência direta com os shoppings tradicionais. Outro ponto importante é estar em um corredor com intenso fluxo de carros.

Vale ressaltar, também, que hoje, independentemente do cenário econômico, manter uma loja tipo outlet é uma decisão inteligente. Em épocas de crise, o consumidor buscará mais opções com preços acessíveis. Já quando a economia está forte, o consumo em outlets também é beneficiado.

*Sócio da GC2000, uma das empresas responsáveis pela implantação do conceito de outles premium no Brasil

Fonte No Varejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário