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sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Você contrata consultoria para resolver quais tipos de problemas em sua empresa?

A consultoria é importante, já que a maioria das empresas, por questões de custos ou desconhecimentos sobre organizações operacionais, não possui staff para solucionar problemas críticos ... Então, contrate uma consultoria com muita cautela.

Se forem problemas tecnológicos, e de engenharia, selecione com extremo cuidado ... Em fábricas e escritórios certas consultorias vão mesmo é "capturar" o seu know-how.

Se forem problemas financeiros, então, mais cuidado ainda ... Pois tem consultoria que pode lhe amarrar em "chantagens", por conhecer seus números e finanças.

Se forem problemas administrativos tenha cuidado em não degradar o ambiente empresarial, por sugestões de reorganizações, cortes salariais, demissões e propostas de promoções carreiristas inadequadas.

Lembre-se a empresa é sua: 1. Sendo empregado ou 2. Sendo proprietário ... Em ambas um ficará sem emprego e outro sem a empresa, se tudo der errado ... 

A história da reengenharia, dos anos 1980, mostra uma hecatombe mundial de empresas e sérias perdas de know-how.

A consultoria é importante, já que a maioria das empresas, por questões de custos ou desconhecimentos sobre organizações operacionais, não possui staff para solucionar problemas críticos ... Então, contrate uma consultoria com muita cautela.

Atenção para as consultorias "cosméticas", que vão sugerir o que seus empregados já sabem e que você não deu ouvidos a eles. Algumas consultorias entrevistam empregados para "capturar" seus problemas ... E depois lhe sugerem o que seu pessoal há muito tempo queria lhe informar/sugerir. 

Não esqueça que sempre o barato sai muito caro no final. E o caro sai no final "levando" sua empresa ... 

Deve haver muita cautela na adoção de novas técnicas, métodos e sistemas. A sua aplicação técnica-prática sempre carecerá de uma validação, após severo juízo de valor, muito além dos benefícios anunciados dos seus resultados.

Hoje são freqüentes os seminários de gurus em administração e da organização das empresas, "vendendo" técnicas, sistemas e conceitos inéditos. Tem muito charlatanismo neste mercado, com "inovações caça-níquel".

Cuidados Gerais:

1. Não abra a sua empresa para consultorias desqualificadas - consultor tem que ter escrito livros, desenvolvido métodos e técnicas, e inventado algo útil. E, ter mais de 30 anos de experiência real naquilo que professa dominar;

2. Só doutorado e mestrado não são suficientes para soluções seguras e pragmáticas por parte dos consultores, mas experiência prática de longos anos nas rotinas empresariais;

3. Lembre-se que um profissional com 30 anos de experiência, naquilo que professa dominar, tem pelo menos uma carga horária de estudos equivalente a mais de 40.000 horas, muito além do que se requer para doutorado e mestrado;

4. Existe muita pirataria nesse mercado em que temerários se servem dos direitos autorais alheios usando propriedade intelectual de outros, usando métodos, nomes, títulos e marcas reservados, sem prévia autorização escrita de seu proprietário;

5. Um bom consultor tem seu próprio acervo técnico, com registro de depósito em escritórios de proteção de direitos autorais ou de patentes, e deve-se solicitar provas desse acervo e de que o profissional é mesmo o depositário do conhecimento que professa possuir e que tem os direitos de comercialização;

6. Fique atento para o que se aplicará na empresa, tais como softwares, manuais e métodos, desde que sejam de domínio público ou que possuam concessão escrita para seu uso e aplicação;

7. Como regra universal são de domínio público as fórmulas matemáticas, os sistemas de equações, a estatística e todo o respectivo complexo lógico de raciocínio. As idéias são propriedade universal do homem, mas não o modo de implementá-las, a sua literalidade descritiva para a enunciação do método ou da técnica (ou da ferramenta administrativa) - cuidado com plágios sendo aplicados em sua empresa que podem lhe comprometer;

8. Lembre-se que boa parte das consultorias procura fazer atuações "cosméticas" para receber, o mais breve possível, o dinheiro acertado, sem plano de implantação e prestação de contas regulares ou contratadas;

9. Cuidado com diagnósticos vulcânicos e ufanistas para lhe sensibilizar a contratar imediatamente uma consultoria, levando-o a crer nas proximidades do abismo;

10. Dê mais consideração àqueles com experiência real, cuidado com o "academicismo" de doutores e mestres de "uma tese só", que nada disseram de novo e que estão "replicando" conhecimentos alheios;

11. Cuidado com temas do tipo: administrar é como escalar montanhas; · dinamizar talentos - novo capital; · o paradigma é a velocidade; · 6 sigmas; · raciocínio lean; · balanced scorecard - indicadores;

12. Lembre-se: 1. A empresa é um patrimônio nacional, depois de privado - conhecimentos; 2. Promotora da riqueza nacional e do equilíbrio socioeconômico dos indivíduos - crescimento e escola; 3. Tem significado estratégico e deve ser protegida das panacéias.

13. Faça sempre uma reflexão para responder as seguintes perguntas: 1. Pode um tema de seminário salvar nossa empresa? 2. É possível uma só nova técnica esparsa resolver nosso problema? 3. Como separo isso de uma panacéia? 4. Arrisco o status da empresa com uma técnica de risco? 5. Ela é de risco? 6. Dando errado tem volta?

Lembre-se que prestações de serviços de consultoria estão dentro das chamadas relações de consumo. Logo, em caso de "desastres", reclame com o procon. Mas, antes se certifique de que seu contrato com a empresa de consultoria estava claro no escopo, nas metas e métodos - e nos prazos de concretização dos resultados.

Por  Lewton Burity

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