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sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Currículo 3.0 (Riscos, Dicas e Tendências)


Vários amigos, familiares e até mesmo diversos contatos profissionais me perguntam da real necessidade e importância de mantermos os dados relativos ao nosso Curriculum profissional devidamente atualizado, bem como qual o melhor formato de assim o fazê-lo, ou seja, se no formato via documento impresso ou no formato Digital (Internet). Nesta segunda opção começam então diversas dúvidas de qual a melhor forma, qual o canal ideal, quais os riscos inerentes e quais as tendências atuais e futuras, além de quais seriam os reais benefícios de se manter o histórico profissional atualizado e aberto à livre consulta na grande rede pelas empresas. Vamos tentar aqui, portanto, falar um pouco sobre tudo isto e tentar esclarecer alguns pontos por mim considerados de vital importância à todos.

Considero importante, sem dúvida, a utilização de um template adequado para manter um Curriculum Vitae no formato impresso, sempre atualizado, e de preferência nos dois principais idiomas (Português e Inglês) para àquelas necessidades emergenciais e/ou onde você irá apresentar o documento pessoalmente (entrevistas, reuniões, contatos, portaria de empresas, feiras e eventos, elevador, etc). Mas nada tem maior visibilidade ou mesmo alcance quanto um documento no formato Digital na Internet. E é exatamente aí que começam algumas importantes dúvidas: Devemos manter um perfil pessoal e um perfil profissional separadamente? Quais os riscos de exposição de imagem e quais os benefícios aos quais podemos estar sujeitos?

É importante, portanto, que o profissional ao iniciar nas Mídias Sociais para divulgação do seu perfil profissional, pense em si enquanto uma Marca e como tal, tenha um planejamento mínimo de atuação no Digital.

Entender a dinâmica das diversas redes sociais existentes, compreender o público e as empresas presentes nestes ambientes, observar os interesses comuns, quais os assuntos mais discutidos, principais grupos de discussão, etc, torna-se portanto algo preponderante. 

O grande segredo em relação ao que as empresas buscam nas pesquisas via redes sociais quanto à um determinado perfil profissional não é tão somente aquilo que você apresenta em relação ao seu chamado CAPITAL INTELECTUAL, ou seja, tudo o que você estudou e teoricamente aprendeu nas diversas escolas e universidades que você frequentou, mas principalmente o seu chamado CAPITAL SOCIAL, ou seja, com quem você se relaciona, de qual forma se dá este relacionamento, como você interage com pessoas e empresas, quais grupos de discussão você criou e em quais você participa ativamente, o que você compartilha e até mesmo replica na grande rede em termos de Conteúdo. Já dizia um grande amigo: “Você é aquilo que você Compartilha! Compartilhar é preciso.” 

Conforme pode-se observar na figura acima, cerca de 89% das empresas no mundo se utilizaram das Mídias Sociais para efeito de recrutamento de recursos humanos (pessoas) em 2011. Um aumento de 6% em relação ao ano de 2010. Algumas redes sociais como LinkedIn (80% das empresas no mundo), Facebook (50% das empresas no mundo) e acreditem até mesmo o Twitter (45% das empresas no mundo) são utilizadas pelas empresas dentro deste mesmo processo para mapear competências na Internet. 

Vale lembrar que a rede social do LinkedIn atingiu mais de 100 milhões de usuários no mundo e obteve um crescimento orgânico somente no Brasil em torno de 430% no ano de 2010, destacando-se como a maior rede social vertical dedicada ao segmento profissional no mundo. DICA: Indique o endereço (URL) do seu perfil LinkedIn no topo do seu Curriculum Vitae no formato impresso.

Já que estamos falando do uso profissional de ferramentas Digitais,  um Curriculum pode se representado com informações disponibilizadas em diversos formatos, conseguindo-se um maior diferencial através de recursos simples e muito eficientes. Veja abaixo algumas sugestões inovadoras:

1- Crie um site pessoal ou blog (mais prático): Um site com informações pessoais e profissionais, formas de contato ou até atualizações frequentes, como no caso de um blog, é uma maneira bem prática de apresentar-se para possíveis empregadores e/ou clientes.

2- Vídeo currículo: Gravar um vídeo hoje em dia é a coisa mais simples do mundo. Qualquer celular com boa resolução serve de câmera nesse momento. Você pode fazer o vídeo (falando, apresentando, desenhando, em stop-motion, etc) e colocá-lo no Youtube, aumentando as chances de destaque e encontrabilidade na grande rede.

3- Currículo em Slides: Que tal fazer uma apresentação em Slides sobre você mesmo? É interessante, dinâmico e ainda pode ser hospedado na rede social do “SlideShare” (gratuito). Além disso, os slides do currículo podem ser usados em palestras ou mesmo adicionados (via Integração) à rede social do LinkedIn. 

Como opção gratuita também para o cadastro do seu C.V. Digital, existe o site do CVLink (www.cvlink.com.br), onde você pode registrar todo o seu histórico profissional bem como divulgar nas mídias sociais. Confira! 

Importante ressaltar que existe ainda a dúvida quanto à existência do perfil pessoal e profissional dentro das redes sociais. Por onde começar? Devemos manter os dois perfis ou somente o profissional? Como manter o pleno equilíbrio entre estes dois universos? E é exatamente esta palavra que eu gostaria aqui de destacar: EQUILÍBRIO.

Com o advento da Web 2.0, bem como o avanço contínuo da tecnologia mobile (smartphones, tablets, netbooks, notebooks, readers, etc) estamos cada vez mais conectados e portanto fica cada vez mais difícil separar o que seria meu perfil profissional e o que seria o meu perfil pessoal. Somos uma só Marca, lembre-se. As empresas também querem saber como é você enquanto pessoa e ser humano que possui expectativas, emoções, temperamento, interesses, anseios, família, hobbies, cultura, religião,etc.

Basta, portanto, que tenhamos uma adequada gestão dos nossos perfis para que não ocorram desconfortos desnecessários em relação à nossa imagem, como por exemplo comentários inadequados e/ou pejorativos em redes sociais como Facebook e Twitter, fotos e vídeos comprometedores no YouTube e Orkut, por exemplo, e assim por diante.

Lembrem-se sempre: Cuide da sua Marca! 

Para ajudar um pouco e aumentar ainda mais seu destaque profissional nas Mídias Sociais, apresento um estudo baseado na classificação do posicionamento profissional no mercado. Com base neste estudo, torna-se mais fácil compreender em qual quadrante estamos situados e traçar objetivos claros não somente de posicionamento Digital, mas também de aprimoramento profissional, porque não! 

O posicionamento dos profissionais no mercado, seja no setor de marketing Digital como em qualquer outro setor de atuação, pode ser sempre considerado sob duas premissas: a Experiência e a Formação Teórica do profissional, formando, portanto, 05 grupos principais, conforme estaremos melhor detalhando na matriz abaixo:

Grupo A (pouca experiência e pouca formação teórica): Pessoas com pouca ou nenhuma experiência e formação teórica. Esse grupo tem menos chances de se inserir no mercado. Uma boa forma é investir em formação teórica, seguindo o caminho apontado pela seta laranja.

 Grupo B (alguma experiência e alguma formação teórica): Grupo que já está no mercado, normalmente pessoas que tiveram uma oportunidade e aproveitaram para consolidar sua formação teórica. Esse grupo tem grandes chances de crescimento. 

Grupo C (pouca experiência e muita formação teórica): Grupo que investe muito em formação teórica para se inserir no mercado. Esse grupo está mais bem qualificado e possui grandes chances de conquistar a sua oportunidade em qualquer área.

Grupo D (muita experiência e pouca formação teórica): Grupo que desde cedo conseguiu suas oportunidades no mercado, mas seu crescimento foi desproporcional ao investimento em formação teórica. Normalmente empreendedores que abriram suas empresas e hoje estão mais pautados na experiência. Correm o risco de ficarem obsoletos se não se atualizarem constantemente.

Grupo E (muita experiência e muita formação teórica): Grupo de elite que possui todas as premissas necessárias para ser considerado um profissional de valor. Trata-se de um grupo bastante restrito que normalmente ocupa cargos gerenciais.


E então, em qual destes grupos você se encaixa !? Sabe identificar os principais motivos e razões para este posicionamento !? Faça você mesmo a sua autoavaliação. 

Não deixe de consultar ainda o recém lançado livro “Etiqueta 3.0” (autores @ligiamarqs e @hegel72) editora Évora, contendo importantes dicas de comportamento e etiqueta nas mídias sociais. Também disponível pelo site de conteúdo colaborativo do mesmo livro (www.etiqueta3ponto0.com.br). 

Lembre-se, seja amigo do seu “C.V. Digital”, mantendo este sempre atualizado e com a sua cara, nem mais nem menos, ok !? 

 Publicado por Paulo Carmo

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