BR&M Tecnologia

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

10 maneiras de manter o foco quando você trabalha em casa.


Pode não ser um escritório tradicional, mas produtividade e motivação ainda são necessários


Quando o assunto é trabalhar em casa, uma coisa é certa: é bem cômodo. Você não tem de enfrentar o trânsito ou o transporte público todos os dias, com o bônus de estar no conforto do seu lar. Por outro lado, justamente essa última vantagem pode se tornar uma inimiga. É mais fácil se distrair e perder a motivação, ficando menos produtivo — o que, mais tarde, pode fazer com que você tenha de trabalhar mais horas do que se estivesse em um escritório tradicional.

O empreendedor e investidor John Rampton, que fundou a empresa de pagamentos Due, apresenta sua solução para o problema. Ou, se não for a resposta final, ao menos pode ser uma boa ajuda. "Há oito anos que eu trabalho em casa. Sei como é passar por isso — não são só flores", escreveu, em um artigo para a revista americana Inc. "Pode ser muito solitário e, apesar do que as pessoas pensam, pode demandar muito mais do que algumas horas por dia."

Rampton elencou 10 dicas para se manter o foco no trabalho, garantindo maior motivação e produtividade. Confira e bom trabalho!

1. Use a regra dos 52 e 17. Fazer pausas ajuda a manter a motivação. Em um estudo recente, pesquisadores descobriram a fórmula ideal para quem faz home office. Segundo o experimento, as pessoas mais produtivas, em geral, tiram um intervalo de 17 minutos a cada 52 minutos trabalhados. Mas depende também das suas preferências pessoais. Uma vez decidido o intervalo, você pode colocar o celular para despertar — e deve resistir a todas as distrações durante seu tempo destinado ao trabalho.

2. Faça chantagem consigo mesmo. A ideia aqui é se recompensar por "bom comportamento", fazendo algo que realmente gosta. Exemplo: prometa a si mesmo que você pode assistir a um episódio de sua série favorita ou fazer café, mas... só depois de acabar determinada tarefa ou projeto. De acordo com Rampton, essa atitude não só fará com que se sinta motivado, como também o levará a trabalhar mais rápido.

3. Saia do Facebook. As fotos dos seus amigos em festas do fim de semana não vão ajudar a terminar o trabalho. Reserve momentos específicos para checar as redes sociais durante o expediente. Você pode usá-las, aliás, como a recompensa mencionada no item anterior. 

4. Exercite-se durante a jornada de trabalho. Isso ajuda a melhorar o humor e aumentar a energia, além de melhorar a produtividade. Pesquisadores descobriram que profissionais que fazem 2h30 de exercícios no local de trabalho eram tão produtivos (ou até mais) do que aqueles que usavam aquele tempo para trabalhar.

5. Mantenha a pressão. É bom para aqueles que trabalham melhor quando têm prazos. "Dê a si mesmo prazos apertados, mas realistas, para realizar seus projetos ou tarefas. Isso ajudará a eliminar distrações, dando-lhe foco", aconselha Rampton.

6. Trabalhe em outro lugar. "Eu não sei a ciência por trás disso, mas acho que muitas vezes sou mais produtivo quando trabalho em uma cafeteria ou espaço compartilhado. Mesmo que seja mais barulhento, faço mais coisas e me sinto muito mais focado", diz Rampton. Segundo ele, o motivo pode ser a falta de tarefas de casa e as possíveis distrações.

7. Resista à tentação de ficar de pijama. As roupas que você usa têm um impacto sobre seu desempenho. Quando você está de pijama, pode sentir que não está realmente trabalhando. De acordo com Karen Pine, professora de psicologia na Universidade de Hertfordshire, o que você veste é muito importante. "Quando colocamos uma peça de roupa, é comum adotar características associadas com aquela roupa. Elas têm um significado simbólico para nós", diz.

8. Decida de antemão quanto tempo você vai trabalhar. "Escolha um horário definido, ou — e esta é a minha preferência pessoal — decida quais tarefas ou projetos precisam ser feitos antes de encerrar o dia", diz Rampton. 

9. Tenha um espaço dedicado ao trabalho. Nem todo mundo tem o luxo de ter um escritório — e isso não é um problema em si. Mesmo que você viva em um apartamento minúsculo, tente reservar um cantinho apenas para atividades relacionadas ao trabalho. Se está ali, sua família sabe que não pode ser interrompido. Ajuda também a dividir o que é "casa" e "trabalho".

10. Tenha experiências sociais. Trabalhar em casa também significa mais isolamento. Mesmo para os introvertidos, ficar sozinho o dia inteiro pode ser desagradável. Interação humana é importante. Você pode marcar um café com um amigo ou dividir ocasionalmente o espaço de trabalho com alguém que também não atue em escritório.

Fonte: Época Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário