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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Comportamentos que os recrutadores não toleram.


E quais fatores eles levam mais em consideração no momento de contratá-los.

Há quem pense que exagerar alguma habilidade no currículo ou colocar uma experiência falsa pode ajudar a conquistar recrutadores. Mas, além de ser um problema do ponto de vista da honestidade do candidato, dificilmente a mentira passa impune. Uma pesquisa realizada pelo site de emprego Catho, nove em cada dez recrutadores dizem que já encontraram mentiras contadas por candidatos em algum momento na sua carreira: 3,4% sempre encontram, 17,2% frequentemente notam, 42,8% às vezes percebem, 28% raramente localizam e somente 7,8% assumem que nunca detectaram a mentira.


Na pesquisa, mentir sobre formação ou experiência profissional apareceu como o erro mais grave dos candidatos nas entrevistas de emprego. Em uma escala de 0 a 5, a mentira teve pontuação 4,7.


Além de mentir, falar palavrões também está no topo dos comportamentos considerados graves. Apesar de ser uma gafe considerada séria, metade dos recrutadores afirmam que nunca presenciaram o erro. Ser arrogante é outro comportamento que se enquadra como um dos piores na hora da entrevista e 45,2% dos recrutadores admitem que ocasionalmente percebem essa atitude nos candidatos.


Embora 46,2% dos profissionais percebam a insegurança nos profissionais, demonstrar falta de confiança e falar somente o que foi perguntado são os erros mais perdoáveis durante a o processo seletivo.


Apesar disso, um bom desempenho nas entrevistas ficou em segundo lugar no que os recrutadores consideram mais importante nas contratações. Numa escala de 0 a 5, um bom desempenho nas entrevistas ficou com 4,2, o segundo fator mais importante na hora de contratar um profissional. Já as competências comportamentais ficaram em primeiro lugar, com 4,3, sendo o fator mais importante na hora de firmar o contrato.


“Com o mercado competitivo, é preciso que o candidato aproveite as oportunidades para mostrar o seu melhor para os recrutadores. Impressioná-los com uma atitude solícita e proativa, sempre com honestidade e clareza, são as maneiras mais eficazes para conseguir a atenção de uma determinada empresa”, afirmou em nota Fabrício Kuriki, coordenador de Pesquisa Estratégica da Catho.

A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros analisou respostas de 26.459 respondentes de todo o Brasil. Desse total, 65% estão empregados, sendo 35,9% em grandes empresas (com mais de 500 funcionários).



OS FATORES MAIS IMPORTANTES NA HORA DE CONTRATAR


1) Competências comportamentais
2) Desempenho na entrevista
3) Experiência técnica anterior relacionada ao cargo
4) Formação acadêmica
5) Desempenho nos testes
6) Desempenho das dinâmicas
7) Estabilidade empregatícia
8) Reputação das empresas em que trabalhou anteriormente
9) Forma de se vestir
10) Proximidade com o trabalho



OS COMPORTAMENTOS CONSIDERADOS MAIS GRAVES EM UM CANDIDATO


1) Mentir sobre a formação ou a experiência profissional
2) Falar palavrões
3) Demonstrar arrogância
4) Falar mal do chefe e/ou da empresa anterior
5) Chegar atrasado
6) Cometer erros de português
7) Falar gírias
8) Manter o celular ligado
9) Usar roupas inadequadas
10) Emitir opiniões extremistas sobre assuntos polêmicos como política, futebol e religião



Fonte: Época Negócios

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