Você é do tipo que chega ao trabalho, liga o computador, busca um café, lê os e-mails, pega outro café e só então começa a resolver todos os problemas? Ou do tipo que já sai de casa respondendo e-mails e ligando para todo mundo? Em qualquer um dos casos, parar sua manhã por sete minutos pode transformar completamente o dia. Pelo menos, é o que garante o editor John Brandon, do site Inc.
Com uma espécie de fórmula mágica da produtividade, Brandon levantou uma lista de coisas para serem feitas assim que você chegar ao trabalho e que duram apenas sete minutos. Em troca, você terá um dia mais criativo, produtivo e prazeroso.
Para colher os benefícios, é fundamental que esta pequena rotina seja seguida logo que você pisar no trabalho, ainda na parte da manhã. Além de paz e tranquilidade, você vai precisar de um papel, uma caneta ou lápis e um relógio para não se atrapalhar com o tempo. Pode ser que você tenha que chegar mais cedo, mas, de novo, são apenas sete minutos. Preparado? Vamos lá:
Minuto 1: limpe sua mente
Isso pode doer, mas você vai realmente precisar se afastar do smartphone e do computador. Mas não basta desligá-los, você precisa desligar também a cabeça. Concentre-se!
Minuto 2: respire fundo
De novo e de novo. Apesar de ser a coisa mais básica que fazemos, dificilmente prestamos atenção em nossa respiração. O fato de separar um minuto para respirar fundo vai ajudar a manter a calma. Há quem diga que uma boa respirada ainda é a melhor maneira de combater o estresse.
Minutos 3 até 6: escreva notas e rascunhos
Não estamos falando de manter um diário, mas de tentar extrair as ideias que estão vagando pela sua cabeça e tentar concretizá-las no papel. Escreva os primeiros pensamentos que passam por você ao chegar ao trabalho. É uma boa maneira de descobrir o que é prioritário ou o que está te fazendo perder o sono à toa.
Minuto 7: reflita
Depois de escrever algumas notas, procure separar o último minuto para olhar seus rabiscos e efetivamente refletir um pouco sobre eles. Pense sobre o que você escreveu e tente descobrir por que essas coisas foram as primeiras a saírem da sua cabeça. Depois disso, escolha aleatoriamente uma delas para resolver em primeiro lugar. Se você anotou algo como “resolver um conflito”, use suas energias para executar essa tarefa.
Pronto! A tendência é que com o tempo você enxergue com mais clareza as ações a tomar para melhorar a vida no trabalho.
Fonte:
Época Negócios
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