Sem um plano claro, o empresário navega sem saber onde quer chegar. Não caia nessa!
A virada do ano é um importante momento de renovação para o empreendedor,
que deve aproveitar para fazer uma retrospectiva, aprender com os erros e
acertos e planejar as evoluções e correções para o próximo ano. Sem um plano
claro, o empresário navega sem saber onde quer chegar.
Veja algumas dicas de gestão para definir um planejamento eficaz para 2016:
1) Projete o crescimento financeiro: Toda empresa precisa crescer, então colocar uma meta de
faturamento é muito importante. Procure ser razoável e lembrar que todo
crescimento requer investimento, seja em tecnologia, marketing e pessoas,
estando alinhado com os custos. O ideal é comparar com concorrentes do mesmo
mercado.
2) Controle os dados financeiros: Para quem está começando é vital entender os números.
Uma boa resolução seria contratar um consultor (ou pedir ajuda a um amigo que
entenda bastante) e criar um modelo de controle. Pode ser uma planilha de Excel
ou um ERP simples. O empreendedor deve entender os conceitos e encontrar uma
forma de medir, mensalmente, seu resultado de vendas, demonstrativos de
resultados, fluxo de caixa, estoques, etc.
3) Escolha três novas métricas para a empresa: Identifique três quesitos que ainda não são
controlados, dando preferência aos que são passiveis de ações corretivas, caso
estejam abaixo do esperado. Alguns exemplos são a taxa de conversão de visita
de vendas (quantas empresas eu visito e quantas consigo vender), Retorno de
Investimento (ROI) de uma campanha de Google ou percentual de inadimplência. O
importante é ter um plano de ação para quando essas métricas não estiverem
boas.
4) Controle gastos: Um grande erro das pequenas empresas é projetar um
crescimento de receita e de gastos juntos. A lógica de que "é preciso
gastar mais para vender mais" é perigosa, pois muitas vezes atingimos o
plano de despesas, mas não batemos a meta de vendas. Isso gera um grande
descompasso nas empresas e, muitas vezes, é motivo de falência. Tente projetar
metas mais curtas, mensais, trimestrais e só comece a aumentar os gastos quando
tiver confirmação das vendas.
5) Escute mais seus clientes: Realizar pesquisas e pegar o feedback dos clientes é
fundamental para levantar quais os pontos relevantes que atrapalham, quais são
os pontos fortes que impulsionam, etc. É importante estar de coração aberto
para escutar críticas e pensar em melhorias, ou até em guinadas mais fortes.
Para não deixar o objetivo abstrato, coloque uma meta de quatro agendas anuais,
com cinco clientes por vez. Ao final de cada etapa, chame o seu time e discuta
sobre o valioso papo com os clientes.
6) Escute mais o seu time: Toda empresa é feita de pessoas. Em uma pequena
empresa, cada funcionário é muito importante, pois, muitas vezes, uma única
pessoa responde pelas vendas, ou pela entrega, ou pelo atendimento. Um
colaborador desmotivado ou jogando contra pode deixar toda uma área com
problema. Planejar reuniões estruturadas de feedback com o time é vital para
saber como está o clima organizacional, além de estratégico. Assim, o gestor
pode escutar, atuar como mentor e estimular o crescimento das pessoas, trazendo
um maior trabalho em equipe.
7) Olhe para o mercado: Como o empreendedor está sempre com muitas tarefas é
comum se envolver com vendas, atendimento, financeiro, pessoas, etc. Uma boa
forma é participar de eventos relevantes no seu setor para oxigenar as ideias.
Faça um calendário com 3 a 4 eventos, compile o que aprendeu nesses encontros e
discuta com o seu time. Muitas vezes olhamos tanto para dentro que esquecemos
de enxergar as mudanças que estão acontecendo lá fora.
8) Prepare pessoas para o próximo estágio: Em uma empresa em crescimento é muito importante
aprender a delegar e dar responsabilidades para as pessoas. Um líder
centralizador pode encontrar grandes dificuldades conforme a empresa cresce.
Foque energia em encontrar o perfil certo e em ser um mentor para que seus
funcionários possam assumir desafios para que a empresa chegue ao próximo
estágio. Sem essas pessoas, o negócio será totalmente dependente do fundador.
Liste quais as primeiras tarefas que podem ser delegadas, coloque em um
cronograma ao longo do ano e repasse o plano a cada mês ou trimestre.
9) Acredite sempre: Um grande empreendedor se dá pela capacidade de
planejar e, principalmente, de executar seus sonhos e projetos. Entenda que
nessa jornada vai ser preciso se doar muito e motivar os outros a esta doação
de tempo e energia. Um novo ano é uma ótima oportunidade para alinhar os
ponteiros, buscar energias e começar um novo ciclo. Esteja motivado, focado e
com todo o gás para levar o seu negócio cada vez mais longe.
Fonte: Administradores
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