Com o aumento da profissionalização, a crescente necessidade de ganho de
eficiência, a busca incessante pelo aumento da lucratividade e com a alta
concorrência que as companhias vêm sofrendo atualmente, não há mais espaço para
a administração de negócios realizada somente pelo chamado “feeling de mercado”. Atualmente
as empresas necessitam de uma estrutura organizacional e um processo decisório
bem delineado para manter a perpetuidade de seus negócios.
A Administração Moderna exige muito mais do que somente o senso de percepção de seus administradores e, além de bons profissionais alocados em posições chaves, ela necessita de uma gama de indicadores chaves confiáveis, simples e correlacionáveis para que a alta gestão da companhia tenha condições de tomar decisões calcadas na realidade de seu negócio e do mercado a qual está inserida.
É nesse contexto que um departamento de Controladoria bem estruturado se faz necessário em todas as companhias, independente do ramo de atividade e porte, uma vez que esta área é a responsável em garantir que as informações estejam corretas, adequadas e disponíveis ao processo de tomada de decisão nos prazos exigidos.
A importância em manter a empresa sempre competitiva exige a administração de uma conjunção de fatores complexos de se acompanhar no dia-a-dia, tais como, nível de investimentos, controle de custos, fluxo de caixa, ganho de eficiência na produtividade, gestão de pessoal, níveis corretos de estoques, níveis de vendas entre outros. Dessa maneira, a controladoria, que antigamente era vista somente como responsável em registrar dados contábeis, passou a ter uma importância estratégica no processo decisório das companhias.
Como não é segredo, para que se tenha uma área de controladoria eficiente e que satisfaça as necessidades da companhia é necessário que esta área seja gerida por um Controller de alto nível. O Controller é um profissional multidisciplinar, que possui conhecimentos de governança corporativa, processos de negócios, gestão de recursos humanos, cadeia de suprimentos, produção, sistemas de informações, além de boa formação acadêmica e excelentes conhecimentos contábeis.
A figura do Controller não se traduz mais apenas em ser um implacável cobrador de informações e cumprimentos de prazos, atualmente o Controller necessita fazer parte do dia-a-dia da empresa nas diversas áreas, sendo capaz de atuar como um conselheiro imparcial e de auxiliar outros gestores na melhor tomada de decisão para suas áreas.
O fato de o Controller conhecer os processos e indicadores chaves de todas as áreas lhe dá condições de correlacionar ações e objetivos de cada área, para que os processos de negócios da empresa sejam executados da maneira mais eficiente, ou seja, com custos e recursos adequados às atividades, além de poder atuar politicamente como facilitador no relacionamento entre gestores de áreas distintas facilitando a comunicação e entendimento dos objetivos da companhia.
Sendo assim, para que sua empresa possua as condições ideais que a administração moderna exige, tenha um bom Controller para te auxiliar nesse desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário