Com certeza você já ouviu dizer que usar posts-its para organizar tarefas é uma ótima ideia. Ao contrário do que você pode estar pensando, as pessoas não usam esses bloquinhos adesivos por eles serem coloridinhos e deixarem o mural mais bonitinho. Há uma ciência por trás disso, e o nome dela é Kanban.
A história do Kanban começa no Japão, nos anos 50, mais
precisamente na Toyota, que passava por um momento muito delicado. À beira da
falência, a empresa lidava com a falta de recursos e a necessidade de se modernizar
para acompanhar o desenvolvimento do mercado.
A solução, e a consequente volta por cima da empresa, aconteceu a partir
do desenvolvimento de um novo sistema de estratégia de manufatura que fizesse a
empresa obter lucro e sustentabilidade para atingir o crescimento. Assim,
inspirado na obra de Henry Ford “Today and Tomorrow”, foi desenvolvido o JIT
(Just In time) e outra metodologia, o Kanban que, curiosamente, nasceu
inspirado no sistema de organização e funcionamento dos supermercados
americanos, que recolocavam mercadorias nas prateleiras a partir do momento em
que elas eram vendidas. A autoria dessas duas soluções é atribuída a um
engenheiro oriundo da região da Manchíria, na China, chamado Taiichi Ohno.
Afinal, o que é Kanban?
Kanban é um termo de origem japonesa que significa, literalmente,
“cartão” ou “sinalização”. O sistema, criado na década de 50 e implementado
pela primeira vez na Toyota, propõe a utilização de cartões (ou os famosos
post-its) para indicar e acompanhar e maneira visual, prática e utilizando
poucos recursos, o andamento dos fluxos de produção nas empresas.
Então, imagine um grande quadro com dois eixos: um com as tarefas que
precisam ser executadas, o outro as etapas de execução (“para executar”, “em
andamento”, e “Finalizado”, por exemplo). Conforme as tarefas são
desempenhadas, o post-it é colocado no campo correspondente ao status da
tarefa. Rápido, fácil e indolor.
E funciona mesmo?
A princípio pode parecer algo meio besta, mas, acredite, o método
funciona. Na Toyota, a natureza visual do Kanban facilitou muito o trabalho das
equipes de produção e montagem, pois melhorou a comunicação entre a
equipe e o entendimento de quais tarefas precisavam ser feitas e quando.
Além disso, o sistema também ajudou a padronizar os processos e diminuir
desperdícios.
Mas isso foi nos anos 50… o mundo hoje é outro
Pois é. Mudou muito. Uma das grandes diferenças é que hoje em dia existe
e-mail, não é? E eu te pergunto: quanto tempo você perde localizando
informações atualizações de status sobre o andamento de projetos na sua
caixa postal lotada?
Agora, imagine se aquela infinidade de e-mails, planilhas e listas de
pendências com informações fosse substituída por um grande quadro e bastasse
apenas mudar um post-it de lugar para atualizar o status compartilhar a
informação com toda a equipe? Com certeza a empresa ganharia muito em
agilidade.
Com o Kanban, você vê, literalmente, o trabalho
Já dizia o ditado que uma imagem vale mais do que mil palavras. E a
ciência comprova isso. A capacidade do cérebro de processar informações visuais
é muito maior do que a de processar informações textuais. Mas muito maior
mesmo.
Usando o Kanban, é possível ver todo o trabalho e entender com mais
facilidade quais tarefas precisam ser realizadas e quais já foram cumpridas.
Assim, a ferramenta permite que você observe o fluxo e consiga identificar
gargalos e filas.
Quando você olha para seu processo graficamente, fica mais fácil
organizar e limitar a quantidade de tarefas em processo ou inacabadas e com
isso priorizar atividades. Outra grande vantagem do Kanban é que ele facilita a
troca de informações, contribuindo para uma cultura de colaboração dentro da
empresa.
Você vai notar que, conforme for usando o Kanban,
conseguirá detectar problemas escondidos, atrasos e falhas em sua
gestão. Assim, essa é uma ferramenta que também te ajuda a encontrar soluções
mais eficientes e melhorar seus processos.
Uma ferramenta para grandes, médias e pequenas
empresas
Essa ferramenta é muito útil tanto para grandes indústrias, como para
pequenas e médias empresas. Afinal, mesmo que você tenha uma startup, o ritmo
de vida e de produção imposto pelo mercado exige das empresas muita eficiência
nos processos.
O Kanban pode ser usado, por exemplo, para te ajudar no controle de
estoque, e também para acompanhar processos ligados à serviços e atendimentos
de demanda ou para gerir o seu funil de vendas.
Aplicando o Kanban
Para você aplicar o Kanban nos processos da sua empresa é preciso,
antes de mais nada, engajar toda a sua equipe. Ora, se é um sistema que
funciona justamente por ser simples de manejar e alterar informações, todos
devem saber como operar ele e participar ativamente desse fluxo. É
responsabilidade de cada um manter o painel escolhido sempre atualizado e
completo.
Outro ponto que parece bobo, mas que muitas pessoas pecam na hora de
implementar o Kanban: o painel deve estar em um lugar de fácil cesso e visível
à todos. Afinal, a ideia é, justamente, que ele seja interativo e que todos
possam se informar a partir dele.
Algumas outras ferramentas muito úteis
Assim como o Kanban, há outras ferramentas que podem te ajudar muito a
melhorar seus processos:
As práticas de Kaizen te ajudam a cortar custos e
aumentar de produtividade a partir da melhoria continua no desempenho de
atividades.
O Poka
Yoke é uma técnica de gestão da qualidade baseada em soluções simples,
que evitam falhas em processos e reduzem custos.
O 5S é uma
ferramenta organizacional que ajuda a manter seu ambiente de
trabalho em ordem e mais produtivo.
Bom, parece difícil de acreditar, mas, sim, organizar as informações das
suas atividades e processos de forma visual, como propõe o Kanban, pode fazer
toda a diferença!
Fonte: Endeavor Brasil
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