O
trabalho em home office é um sonho para uma boa parte de nós profissionais.
Estar
no ‘aconchego do lar’, não enfrentar o trânsito caótico da maioria das cidades
brasileiras, ter liberdade de escolher a que horas iniciar e terminar as
atividades parecem ser algumas das afirmações mais comuns para eleger o home
office como uma meta a ser alcançada. Mas, nem tudo são flores!
Uma
verdade, que devemos considerar, é que o home office é para poucos: os
altamente disciplinados.
E o
que é disciplina? Segundo os dicionários, a palavra significa o conjunto de
leis ou ordens que regem o funcionamento regular de uma organização ou
coletividade. Assim, mesmo em casa, somos profissionais que estamos submetidos
a processos, procedimentos e regras que norteiam uma tarefa que nos foi
designada.
E
mesmo que estejamos com a aparente sensação de maior liberdade para agir e
trabalhar, estamos sujeitos aos ordenamentos organizacionais que definem as
atividades que desenvolveremos, os recursos tecnológicos e informações às quais
teremos acesso e as interações sociais que estabeleceremos com as pessoas
dentro e fora da Cia.
Pode-se,
então, entender que o perfil do profissional para o trabalho em home office
passa por competências como habilidade para coleta e análise de dados,
estabelecimento de prioridades, desenvolvimento de planejamento e estratégia,
elaboração de plano de trabalho, gerenciamento de tarefas e detalhes,
capacidade de tomada de decisão e independência, dentre outras.
Estas
competências certamente são de fundamental importância para a organização do
trabalho em home office, proporcionando um eficaz gerenciamento da distância
que o mesmo estabelece dos superiores, pares e parceiros.
Algumas
características pessoais do profissional em home office também são aspectos
importantes a considerar, pois como o acesso à organização dá-se, via de regra,
com os recursos da tecnologia, todo o zelo com as ferramentas de trabalho e com
as informações confidenciais mostra-se de alta relevância.
Comprometimento, confiabilidade, responsabilidade, racionalidade, autocontrole e segurança são características que realçam a habilidade de lidar com o capital intelectual da organização e com o que pode ser compartilhado, garantindo os padrões de ética e moral no trabalho.
Comprometimento, confiabilidade, responsabilidade, racionalidade, autocontrole e segurança são características que realçam a habilidade de lidar com o capital intelectual da organização e com o que pode ser compartilhado, garantindo os padrões de ética e moral no trabalho.
E,
para o sucesso do home office, notadamente, não podemos deixar de ressaltar que
um comportamento pautado na transparência das ações é fundamental, pois se como
dissemos no início deste artigo, que esta modalidade de trabalho é o sonho de
muito de nós, temos de ter ainda mais cuidado no cumprimento dos horários de
trabalho e das atividades.
Somos
os guardiães de nosso tempo e de nossas responsabilidades corporativas, mas
temos que lembrar que não estamos sozinhos e que, a todo o momento, podemos – e
devemos –, reportar a quem de direito, nossos atos. Compartilhar informações
sobre as horas de trabalho, tarefas desenvolvidas, horas excedentes de
atividade, dificuldades encontradas, problemas e soluções geradas, como se
estivéssemos na empresa é nosso dever, pois fazemos parte de uma equipe e com
ela estamos ligados, graças às maravilhas da tecnologia.
Então,
vamos aproveitar a oportunidade do home office, também, para aprimorar nossas
competências, habilidades e atitudes. Estaremos ganhando muito mais do que,
apenas, trabalhar em casa!
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário