Fabricante brasileira de
ERP realizou um levantamento interno que aponta o que os colaboradores esperam
de suas carreiras.
O Totvs realizou uma pesquisa interna
com o objetivo de mapear e entender quem são e o que querem os profissionais de
nível técnico da companhia. A iniciativa foi conduzida pelo laboratório de
inovação da fabricante brasileira de softwares de gestão.
O estudo traçou o perfil e as
necessidades de um técnico em TI, utilizando como base de amostragem mais de
três mil especialistas. O projeto envolveu 14 áreas em seis cidades: São Paulo,
Belo Horizonte, Caxias do Sul, Joinville, Porto Alegre e Mountain View (EUA).
Foram ouvidos tanto profissionais
recém-contratados quanto com muitos anos de casa, desenvolvedores e
especialistas. Além deles, líderes, coordenadores, gerentes, diretores e
vice-presidentes também foram entrevistados. O objetivo era ter um panorama de
360º sobre o papel do técnico no dia a dia da companhia.
Entre todos os dados consolidados,
foram apontadas seis necessidades comuns desses profissionais. São elas:
1.
Carreira. Os funcionários destacaram a importância em ter
uma trilha de carreira estruturada, que envolva conhecimento técnico e de
negócio, projetos desafiadores e estímulo para desenvolver novas habilidades.
2.
Certificações. Dispostos ao aprendizado contínuo,
esses profissionais anseiam por capacitações mais acessíveis e aderentes a
realidade do seu trabalho, querem se manter atualizados com novas tecnologias
de mercado e buscam especializações dentro de suas áreas.
3.
Direcionamento. Dinâmicos, esse perfil de colaborador
espera por orientações de seus superiores como forma de aprendizado e
reconhecimento. Para eles, planejar bem o dia a dia e ter feedbacks constantes
os ajudam a se sentirem seguros em suas funções. Querem ser o ponto focal dos
clientes dentro da empresa.
4.
Comunicação entre áreas e líderes. Os
jovens técnicos são colaborativos e, por isso, esperam trabalhar em ambientes
engajadores que possibilitem a troca de conhecimento, querem se tornar
referências em suas áreas e almejam o reconhecimento de seus colegas e
superiores.
5.
Ações internas. Além de procurarem por especializações
fora da companhia, os profissionais esperam, cada vez mais, por atividades
promovidas dentro da empresa que visem não só o aperfeiçoamento de suas
habilidades técnicas como também a troca de experiência entre as áreas. Para
eles não basta mais saber especificações apenas de suas funções. Querem
entender o negócio como um todo e enxergar o panorama de suas funções dentro do
processo global da companhia.
6.
Entender a necessidade dos clientes.
Definitivamente, o profissional técnico entende que o seu papel não é apenas
operacional, mas, cada vez mais, de consultor. Sentem-se aptos para levar aos
clientes as melhores opções de soluções e serviços aderentes aos negócios. O
objetivo é estar mais próximos de cada cliente para entender o que eles
precisam no dia a dia para que possam usufruir da melhor forma as tecnologias e
sistemas disponíveis pela companhia.
Referência: Digital
Network
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