BR&M Tecnologia

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sua lista de tarefas jamais se esquece


Na noite passada antes de dormir, eu me lembrei de algo realmente importante que eu precisava fazer.

Eu estava cansado e pensei, “Bem, eu realmente preciso tomar uma atitude em relação a isso amanhã.”

Nesta manhã, eu não conseguia me lembrar do que era.

Ainda assim, quando eu olhei minha lista de tarefas, ela estava lá. Eu tive o insight de escrever a tarefa em minha lista de tarefas antes de desligar as coisas para dormir.
Mesmo tendo eu esquecido minha tarefa, minha lista não esqueceu.

Coloque as coisas na sua lista

As listas de tarefas existem para uma razão: controlar as tarefas que você precisa fazer.

Você mantem a lista para que você não tenha que se lembrar de tudo.

É para isso que sua lista serve. Garanta que você irá usá-la em todo seu potencial.

Coloque suas tarefas em sua lista para que ela possa fazer seu trabalho.

“Um dos principais trabalhos de sua lista é te lembrar das tarefas para que você não tenha que fazê-lo.”

Não tente manter aquelas tarefas extras (mesmo as mais simples) em sua cabeça.

Ao invés disso, tire-as de sua cabeça e coloque-as em sua lista. Isso permite que você maximize sua concentração naquilo que você realmente precisa fazer.

Veja a lista com 6 dicas para te ajudar a maximizar a produtividade de sua lista de tarefas:

1)      Escreva as tarefas… AGORA – quando você pensa numa tarefa que precisa fazer, escreva-a imediatamente em sua lista de tarefas. Não espere, você pode esquece-la. Não tente mantê-la em sua cabeça, isso irá apenas distraí-lo em concentrar-se em seu trabalho atual;

2)      Coloque no lugar certo – tenha certeza de colocar seus afazeres em sua lista. Não em seu notebook. Nem num pedaço de papel ou Post-It. Coloque as tarefas onde elas pertencem. Da mesma forma, se o item for um compromisso, ele pertence a sua agenda. Ou se for uma anotação, ela vai direto para seu bloco de anotações;

3)      Se estiver na dúvida, coloque em sua lista de tarefas – não hesite ao colocar até a menor tarefa em sua lista de tarefas. Muito melhor o fato de ter capturado essa tarefa do que acabar a perdendo. Você sempre poderá apaga-la depois se ela não for necessária (Veja o item #5);

4)      Ganhe velocidade – adicionar mesmos as tarefas mais simples à sua lista pode ser um grande motivador, pois riscar os itens de sua lista faz com que você se sinta bem. É por isso que você se pega adicionando tarefas que você já completou… só para que você possa riscá-las!

5)      Case com sua lista - você precisa trabalhar sua lista. Ela precisa de conservação, manutenção e poda. Dedique tempo editando, adicionando e até mesmo removendo itens de sua lista;

6)      Olhe para sua lista – fazer sua lista não irá te fazer nenhum bem se você jamais olhar para ela novamente. (Já encontrou uma lista antiga que você abandonou?) Mantenha sua lista sempre visível. Olhe para ela regularmente. Visibilidade para suas tarefas leva a ação.

Permita que sua lista faça o trabalho

Sua lista de tarefas está lá para te ajudar.

Permita que sua lista de tarefas te lembre das coisas que você precisa fazer e na ordem que as mesmas precisam ser feitas.

Então, retire aquelas tarefas de sua cabeça e coloque-as em sua lista agora.

Permita que sua lista lembre, para que você não precise fazê-lo.

Quando sua lista te lembra de alguma coisa que você não se lembrou, então você saberá que ela está funcionando.

Pergunta: Quando foi a última vez que sua lista te lembrou de uma tarefa que você tinha esquecido?

Por André Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário