Se eles querem que você seja capaz de trabalhar com múltiplas tarefas, então faça o que fizer não diga a afirmação acima. No entanto, ela faz sentido e, na realidade, é provavelmente o que todo mundo realmente quer de seus empregados. Eles querem que você:
1. Seja capaz de identificar o que é mais importante;
2. Concentre seus esforços nessa tarefa mais importante;
3. Seja capaz de finalizá-la, guardá-la, e passar para a próxima tarefa mais importante;
4. Faça tudo isso de forma rápida, eficiente e sem ter que ser avisado o tempo todo qual é a próxima tarefa na lista.
O empregado que pode fazer todas essas coisas será bem sucedido, cresce na organização e, no caso de gerenciamento de projetos, sempre entrega sucesso e liderança sobre os projetos que está gerenciando. Vamos falar mais sobre isso…
Faça
o que é mais importante primeiro
A capacidade de vasculhar a bagunça e identificar qual a atividade de maior prioridade requer confiança, experiência, liderança e habilidades de tomada de decisão. Assuma o controle, pegue a tarefa mais importante e veja se foi feita, ou se ao menos foi delegada ao topo da lista de alguém.
Ser multitarefa parece bom… na teoria. E há definitivamente momentos em que absolutamente precisamos de habilidades multitarefas. No entanto, isso pode levar a ineficiência, distração e atividades mais importantes permanecendo parcialmente concluídas ou esquecidas. Garantir que o que é importante está sendo feito primeiro é fundamental para o sucesso do projeto.
Termine
e passe para a próxima
Não é apenas o suficiente identificar a tarefa mais importante. Você deve se certificar de que ela seja feita, seja por você ou por outra pessoa. Termine o que iniciou antes de seguir em frente ou acompanhe a conclusão com o membro da equipe ao qual você atribuiu a tarefa. Apenas certifique-se que seja feito antes iniciar a próxima tarefa.
Faça
sem supervisão excessiva
Finalmente, certifique-se de fazê-lo sem muita supervisão. Seu diretor do escritório de projetos ou departamento de RH podem dizer que querem alguém multitarefas, mas o que eles realmente querem é o que eu mencionei acima. Alguém autodidata, uma pessoa empreendedora, alguém que pode ver o que é importante e o faça sem que precisem ficar dizendo o que é importante e o que você deve fazer em seguida. E no mundo de gerenciamento de projetos, um gerente de projetos tem de ser capaz de resolver de forma rápida e eficiente as tarefas do projeto e saber o que precisa ser feito em seguida, especialmente quando há problemas sobre o projeto que precisam ser abordados.
O que deve ser feito neste instante? Faça ou delegue a alguém. Mantenha uma estreita vigilância se você delegou a tarefa, e a execute corretamente se é uma tarefa sua como gerente de projetos. Devemos marcar vitórias primeiro nas tarefas críticas antes de passar para a próxima. É assim que cada dia deve começar. Sempre comece o dia se perguntando: “Qual é a coisa mais importante que eu preciso fazer para o meu projeto agora?”. Faça isso e, em seguida, siga em frente e faça essa pergunta de novo, e de novo, e de novo…
Por Brad Egeland
Nenhum comentário:
Postar um comentário