O quadro se
repete no Brasil, nas mais variadas áreas profissionais: são poucos os
profissionais qualificados. Isso ocorre principalmente nas áreas técnicas, e o
reflexo deste fato é o custo cada vez maior de mão de obra e dificuldade de
contratação.
Uma alternativa
que as grandes empresas estão encontrando é a busca de treinamentos e de cursos
para os profissionais já contratados e fortalecimento de políticas de retenção.
Cada vez mais é necessário complementar os conteúdos dos colaboradores e
prepara-los para serem lideranças positivas.
"Os
profissionais se formam no curso superior e obtêm conteúdo técnico, porém a
'bagagem básica' que as empresas estão buscando inclui também experiência do
profissional, capacidade de decisão e utilização na prática do conteúdo
técnico. Por isso, além de treinamentos em suas áreas de atuações, as empresas
buscam aprimoramentos, como redação, gestão, planejamento e diversos outros
temas", explica o diretor executivo da Innovia Training e Consulting,
Ricardo Barbosa.
Para que as
empresas saibam como implantar um curso ou treinamento de maneira correta, veja
algumas dicas elaboradas pelo executivo:
1 - O
primeiro passo para empresa implantar um treinamento é realizam uma avaliação
interna sobre quais são as reais necessidades, evitando treinamentos que não
reflitam em resultados;
2 - Outro
ponto fundamental é um levantamento dos perfis dos colaboradores para definir
os quais devem ser direcionados para um treinamento;
3 - Existem
diversas ofertas de cursos e treinamentos no mercado, assim, antes de definir
qual deseja, faça uma pesquisa de mercado para saber se a empresa que
contratará está realmente capacitada;
4 -
Direcione os cursos que serão realizados às reais aptidões e ambições dos
colaboradores, de nada adianta oferecer um curso de liderança para um
colaborador que não tem nenhuma característica de líder;
5 - Crie
contratos para os cursos, muitas empresas oferecem esse benefício para
colaboradores que logo na sequência esses desligam. Estabeleça clausulas para
que isso não ocorra ou se ocorrer tenha os valores restituídos;
6 - Regras
claras são fundamentais, tenha tempo mínimo de participação e avaliação de
desempenho, evite que seu colaborador não aproveite o curso adequadamente;
7 - Busque
empresas bem localizadas ou que façam o trabalho in company, o deslocamento é
um dos principais motivos para desistência e para fraco aproveitamento;
8 -
Treinamentos devem ser constantes. Com a velocidade das informações e mudanças
rápidas, para ter um profissional realmente capacitado, é fundamental que esse
passe por constantes reciclagens e treinamentos, pois, em seis meses muitas
coisas mudam;
9 - Depois
dos cursos, crie políticas internas motivacionais e de retenção, garanta que
terá todo resultado possível do investimento feito.
Fonte: Now!Digital
Business
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