Quando chega o tão
esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores, a
primeira dúvida que surge é: “Afinal, quanto vale minha empresa? ”. O primeiro
conceito fundamental que o empreendedor deve entender sobre o valor de uma
empresa é que valuation, antes de qualquer estrutura financeira, é uma
percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas
percepções podem ser diferentes, dependendo de quem estamos falando.
Analisar
financeiramente uma empresa exige conhecimento do mercado e do setor, uma
perspectiva estratégica e atributos técnicos. Mas os resultados podem ser
variáveis, já que não há uma forma definitiva e única de cálculo.
Por isso, é
fundamental que você tenha conhecimento real da sua empresa, questionando se o
valor que os acionistas e administradores enxergam, considerando seus riscos e
oportunidades, é o mesmo valor percebido pelo mercado. Afinal, quem compra é
quem de fato dita quanto vale.
O que é valuation?
É o processo de
estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada, usando um modelo
quantitativo. Mas, mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade no
julgamento do empreendedor ao definir premissas e selecionar fontes de dados.
Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da
lógica embutida nas decisões do empreendedor.
Se você tem uma
empresa que está começando, terá mais dificuldades para calcular seu valor, por
causa da falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não
consolidado.
Por que é
importante?
Compreender o valor
real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos
que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas
deficiências ao longo do tempo.
Outra vantagem é
que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue
negociar a participação societária do investidor de forma mais justa.
Entender o valor de
uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da
empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias
futuras.
Como fazer o valuation
de uma empresa?
O valuation
da empresa pode ser feito trazendo para o valor presente os resultados de fluxo
de caixa futuros – esse é o método mais utilizado atualmente, e possui 3
grandes etapas:
1. Estimar o fluxo
de caixa (montante recebido menos o montante gasto) da empresa para os próximos
períodos;
2. Definir a taxa
de desconto, baseando-se no risco da empresa de acordo com outras oportunidades
de investimento, como a bolsa ou a poupança;
3. Trazer os
resultados para o valor presente e somá-los.
Atenção,
investidores consideram taxas de desconto altas para defender seu portfólio
contra incertezas típicas de startups. Porque:
· Investir em
startups é bastante arriscado devido ao alto nível de incerteza e mortalidade;
· Investidores
procuram investir apenas em startups que tenham alto potencial de retorno para
que as “sobreviventes” mais que compensem as perdas das que não tiveram
sucesso;
· Assim,
investidores consideram taxas de desconto artificialmente elevadas para se
assegurar de que cada startup investida tenha potencial de compensar a perda
decorrente de outros investimentos do portfólio.
Portanto, ao
calcular o valuation de sua empresa e apresenta-la a um investidor, você
deve ter sempre em mente os argumentos para suas decisões de premissas. Entenda
que o valor de cada aspecto do seu negócio pode variar de investidor para
investidor, dependendo da percepção dele.
Fonte: Endeavor
Brasil.
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