Por que apenas 10% dos planos estratégicos são
efetivamente implementados? O que realmente é estratégia? Segundo os autores
Leonardo Araújo e Rogério Gava, definir o que é estratégia é uma das questões
mais intrigantes dos estudos em gestão. Porém, em Estratégias Proativas de
Negócio (Ed. Elsevier), eles tentam ajudar elegendo as dez lições que
aprenderam sobre o assunto, na teoria e na prática, nos últimos 15 anos.
1 – O Sucesso na competição resulta de ser
“diferente”, não de ser o “melhor”
Um erro bastante comum é o de que “estratégia é
buscar se diferenciar dos competidores, e não necessariamente ser o melhor
competidor”. Ou seja, a essência da estratégia é gerar valor, e não derrotar os
competidores. Uma boa estratégia é aquela que coloca a empresa fora da
convergência competitiva, construindo os famosos White spaces descritos por
Hamel e Prahalad, nos anos de 1990.
2 – Estratégia é competir por lucros, e não só por participação de mercado
2 – Estratégia é competir por lucros, e não só por participação de mercado
Estratégia é competir por resultados, e não por
ganhos de mercado a todo custo. Repare quantas empresas se perderam e foram
engolidas pela busca constante de Market share? O foco da verdadeira estratégia
é a lucratividade, o retorno sobre o capital, e não aumentar a base de
clientes. Participação de mercado significa que a empresa é grande, mas não
necessariamente que ela esteja ganhando dinheiro.
3 – Estratégia é ficar sempre de olho nos custos, e não somente nas vendas
3 – Estratégia é ficar sempre de olho nos custos, e não somente nas vendas
Estratégias têm sempre dois lados: o lado da
oferta e o da demanda. Isso significa que estratégia tem a ver com marketing,
mas também com finanças. Vantagem competitiva é questão de custo menor e preço
maior. Só quem consegue gastar menos e/ou cobrar mais garante a lucratividade,
a rentabilidade do capital. Mas para isso, é preciso definir bons indicadores.
E tão importante quanto isso é preciso ter uma alimentação de custos eficiente,
que não mascare despesas nem oculte gastos.
4 – Estratégia é fazer escolhas e não comente estipular objetivos
4 – Estratégia é fazer escolhas e não comente estipular objetivos
Estratégias geralmente começam com duas ou três
escolhas básicas e iniciais, e depois disso vão ganhando musculatura. São os
clássicos trade-offs, aos quais Michael Porter tanto se refere. Não há como se
lançar a novos mercados sem fazer uma escolha pela inovação de produto ou de
desenvolvimento de novos segmentos. Uma empresa que quer antecipar o futuro
terá que fazer escolhas importantes em suas estratégias. Será impossível, por
exemplo, não querer abrir mão de ganhos de curto prazo em prol de inovações de
retorno mais extenso.
5 – Estratégia não é satisfazer a todos os clientes, mas somente àqueles que trazem lucros
5 – Estratégia não é satisfazer a todos os clientes, mas somente àqueles que trazem lucros
O caminho mais curto para o insucesso
competitivo é querer agradar a todos os clientes. Boas estratégias deixam
alguns clientes descontentes, pode acreditar! Educar o mercado é a arma que as
empresas proativas utilizam para satisfazer os clientes.
6 – Estratégia não é questão de uma competência isolada e básica, mas de competências distintas combinadas
6 – Estratégia não é questão de uma competência isolada e básica, mas de competências distintas combinadas
Nenhuma estratégia se sustenta sem uma teia de
competências a ampará-las. Trata-se de uma abordagem sinérgica de competências,
todas elas essenciais, mas nenhuma mais essencial do que as outras. A chamada
gestão proativa se baseia justamente nessa ideia, segundo a qual uma estratégia
será sempre sustentada por uma rede de competências complementares.
7 – Estratégias nunca são 100% deliberadas, elas são também emergentes
7 – Estratégias nunca são 100% deliberadas, elas são também emergentes
A visão de que nenhuma estratégia será 100%
prescrita ajuda a perceber que muitas vezes é vital dar o start estratégico
inicial, para depois ir lapidando e melhorando as estratégias traçadas.
8 – Não existe estratégia que resista a uma má operação
8 – Não existe estratégia que resista a uma má operação
O verdadeiro teste de fogo de qualquer
estratégia é a operação. Imagine uma estratégia proativa de venda online. É
possível conceber uma estratégia desse tipo sem o aporte de uma logística
eficaz sem o cuidado no atendimento comercial, sem uma estrutura de embalagem
de produto condizente? Nem pensar! Os clientes não querem desculpas, querem
serviços que funcionem e soluções para os seus problemas.
9 – Planejamento estratégico e pensamento estratégico são duas coisas importantes, mas bem diferentes
9 – Planejamento estratégico e pensamento estratégico são duas coisas importantes, mas bem diferentes
Se a construção estratégia também é emergente,
isso não significa que ela floresça ao acaso, de forma fácil e divertida.
Construir estratégias é um processo metodológico, que tem muito de análise e de
suar a camisa. Nesse ponto reside o equilíbrio entre o sentir e o pensar
estratégicos. O planejamento estratégico só funcionará e terá sentido em um
ambiente propício. E esse ambiente é aquilo que podemos chamar de cultura para
a estratégia, um aspecto, aliás, ventilado de forma marcante na literatura e
por todos os gurus em estratégia.
10 – Ao final, não se iluda: fazer estratégia não é fácil
10 – Ao final, não se iluda: fazer estratégia não é fácil
Falamos sempre na existência de um paradoxo
estratégico: ao mesmo tempo em que muito se louva a estratégia competitiva,
muito se fala sobre o benefício do planejamento estratégico, muito se estuda e
escreve sobre estratégia, é incomum encontrarmos uma empresa que trabalhe de
forma realmente estratégica. E mesmo quando isso acontece, vemos estratégias
nascentes serem logo decepadas pela raiz. Por que isso acontece? Porque fazer
estratégia envolve correr riscos; muitas empresas têm arrogância estratégica; a
premência pela operação muitas vezes sufoca a estratégia; a estratégia é arte e
ciência e muitas estratégias sucumbem à prova da execução.
Fonte: ADMINISTRADORES
Excelente trabalho.Completo, e totalmente entendível.....Suce$$o!!
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