BR&M Tecnologia

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ferramenta de Business Intelligence sozinha não faz milagre, afirmam CIOs

Dentre pontos identificados, figuram questões como envolvimento da direção, construir base de dados confiáveis e padronizar conceitos.

Não existem fórmulas mágicas, mas alguns cuidados podem garantir maior sucesso na hora de implementar um aplicativo de business intelligence (BI). No segundo Intercâmbio de Ideias sobre o assunto do IT Forum +, CIOs listaram pontos-chave em iniciativas desse tipo de solução.

Dentre os fatores cruciais, figuram questões como identificar a necessidade do negócio para a ferramenta, construir base de dados confiáveis, padronizar conceitos, trazer o usuário para o projeto, além do fato que obter boas respostas depende de formular boas perguntas.

"Não tem outro caminho além de estar alinhado ao nível estratégico", aconselha Marcos Gimenes, CIO do Sebrae-SP. O debate entre os gestores de TI presentes na sala deixou claro que a ferramenta sozinha não faz milagre.

Michel Seller, CIO da Diebold, que conduziu o painel sobre o tema, completa: "Além de respaldo da alta direção para a ferramenta, é importante que exista grande interação da equipe do BI com o time dos sistemas transacionais. Outra coisa é uma equipe de infraestrutura preparada para entender o tipo de processamento e fazer calibrações e dimensionamentos de equipamentos para garantir o desempenho da aplicação".
por Felipe Dreher

Nenhum comentário:

Postar um comentário