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sexta-feira, 13 de abril de 2012

Geomarketing uma poderosa forma de Análise de Negócios

Geomarketing também conhecido como Marketing Geográfico ou GIS Geographic Information System.

Tecnologias e metodologias inovadoras no uso do Geomarketing – ferramenta que analisa variáveis relevantes para o marketing de acordo com o comportamento do mercado em determinadas regiões – têm incentivado o seu reconhecimento por parte das empresas. E a tendência em 2012 é de crescimento.

 Uma dessas inovações está diretamente relacionada ao IBGE que modernizou o formato de coleta e apuração do Censo. Na última coleta de dados, o processo passou a ser totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Essas informações acabam sendo extremamente úteis na hora de criar estratégias de marketing específicas.

 Pesquisa realizada pela Amcham com 41 gestores e diretores de marketing e comunicação apontou que 61% acreditam que o Geomarketing ajuda a ganhar conhecimento do mercado. Outro ponto importante, lembrado por 29%, é a promoção direcionada para produtos e serviços. A estratégia permite criar produtos específicos para uma determinada região e divulgá-los também de forma personalizada.

 Esse tipo de preocupação faz com que o cliente/consumidor se sinta valorizado e adquira um produto que foi desenvolvido e pensado exclusivamente para ele.

 A pesquisa também destaca que dois fatores principais devem influenciar no aumento do Geomarketing:

 • crescimento da concorrência e busca por nichos de mercado (46%);

 • desenvolvimento de classes com poder de consumo em novas regiões (27%).

 Empresas de varejo, como O Boticário, por exemplo, utilizam a geoinformação na hora de escolher seus pontos de venda. Por meio de um sistema de mapas eletrônicos é possível analisar mercados consumidores, distâncias entre lojas e identificar possibilidades de crescimento.

 O mercado de imóveis é outro exemplo. Empresas como Tecnisa e Lopes usam ferramentas de análise geográfica e redes sociais para escolher os locais dos futuros empreendimentos e também para a venda de imóveis.

 No entanto, apesar das empresas terem uma visão positiva sobre a ferramenta e acreditarem no seu potencial, ainda é necessário aumentar os investimentos para seu uso, também uma boa perspectiva para 2012. Na pesquisa da Amcham, 46% afirmam que já aplicam recursos ou pretendem fazer isso nesse ano em pesquisas de mercado. Outros 37% dizem o mesmo de olho em promoção de produtos. Vale a pena avaliar como adequar essa ferramenta ao seu negócio.

Por HSM

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