Segundo o consultor do
Sebrae-SP, Marcelo Sinelli, a existência de grandes redes de fast food ou
agências bancárias na mesma rua ou avenida é um bom indicativo de que o local
tem movimento e se caracteriza como um bom ponto comercial. São lugares que já
foram estudados por essas empresas e se mostraram atrativos. "Não é
garantia de sucesso, mas a possibilidade aumenta muito", afirma.
Essa é uma das
orientações do especialista. A escolha do ponto comercial é um processo
trabalhoso, mas que não pode ser negligenciado de forma nenhuma. Sinelli lembra
o caso de um salão de beleza que, após ser assaltado diversas vezes, saiu de um
local movimentado e foi para uma rua a algumas quadras de distância.
Mesmo muito bem montado,
com fachada bonita, o movimento caiu 70%. O problema estava justamente na
vizinhança: uma borracharia com paredes decoradas com pôsteres de mulheres nuas
e um terreno baldio com mato alto. A dona do estabelecimento se livrou de um
problema, mas arrumou outro, segundo relato do "Jornal de Negócios do
Sebrae-SP".
Sinelli alerta também
para o cuidado com obstáculos visuais. Um viaduto, por exemplo, pode
representar uma barreira para a visualização do seu comércio. Uma loja
instalada logo após uma curva também tem problema. Quem está de carro vê a
loja, se interessa, mas não consegue parar e promete a si mesmo voltar outra
hora. "Mas ele não volta", diz Sinelli.
Verifique ainda se o local sofre com enchentes, um desastre em todos os sentidos.
Verifique ainda se o local sofre com enchentes, um desastre em todos os sentidos.
Outro cuidado que o
empresário deve ter é o de visitar a região em diferentes horários e dias da
semana. Isso serve para montar um retrato completo da rotina do lugar e sua
viabilidade.
Veja abaixo 10 dicas para
ajudar a decidir:
1. Verifique se a
legislação permite a abertura do negócio na região
2. Escolha um lugar de
fácil acesso e com boa oferta de transporte público
3. Analise se o perfil do
público da região está de acordo com seu produto ou serviço
4. Visite o local em dias
e horários diferentes para conhecer a movimentação
5. Observe se há negócios
na região que podem trazer público para seu comércio (shoppings, faculdades,
hospitais, entre outros)
6. Ofereça estacionamento
para os clientes
7. Analise a vizinhança
para saber se não há algo que possa prejudicar seu negócio
8. Certifique-se que o
imóvel está em situação regular
9. Confira se o imóvel
tem infraestrutura para acolher seu negócio e se a região está livre de
enchentes
10. Pesquise quanto custa
metro quadrado na região para saber se o valor pedido está na média do mercado
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