Cada
vez mais, o tempo vale dinheiro e as empresas vêm tratando como grande
diferencial de um colaborador a capacidade de organizar bem o tempo de serviço,
produzindo adequadamente dentro dos horários de trabalho, evitando horas extras
e dando os retornos necessários.
"O
ritmo alucinante das mudanças, a avalanche de dados e informações, a pressão do
mercado para se produzir mais, com menor custo e tempo possíveis,
reforçam a necessidade de gestão compartilhada e produtiva do tempo para
garantir lucratividade, empregos bons e estáveis com a qualidade devida",
explica o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo
Barbosa.
Porém,
as dificuldades para um profissional se adequar a essa demanda de mercado é
muito grande. Ricardo detalha pontos que potencializam essas dificuldades:
Ausência
de foco - O colaborador acumula várias obrigações e deseja resolver tudo ao
mesmo tempo, o resultado é que nenhuma das obrigações é feita;
Falta
de concentração na tarefa em execução - o colaborador leva para
empresa problemas pessoais, além de conversas paralelas que faz com que o
resultado fique prejudicado;
Ausência
de planejamento - Não sabendo se planejar ocorre confusão e não se estabelece
prioridades;
Acomodação
que gera desmotivação - Muitos colaboradores não
buscam fazer um trabalho diferenciado, criando um ciclo vicioso na relação
acomodação e desmotivação;
Procrastinação
-
deixar tudo que se pode fazer hoje para o amanhã;
Refém
de ferramentas tecnológicas - as pessoas ficam apegadas ao
celular e ao uso de e-mail de forma errada (checar caixa de correspondência
toda hora).
Por
outro lado, Ricardo Barbosa reforça que isso não significa que o colaborador
não tem direito de descansar e que o chefe deve ser carrasco. "O descanso
é fundamental para que se possa ser produtivo. Nenhum profissional pode
trabalhar 100% do seu tempo, temos que cada vez mais exercer o famoso ócio
criativo. Assim, são necessárias relações balanceadas. Uma forma eficaz é utilizar
o quadrante do tempo, onde você irá separar suas atividades em Crises
(importante e urgente), Urgências (urgente mas não importante), Planejamento
(importante mas não urgente) e Rotina (nem importante e nem urgente)",
sugere.
Veja
as principais dicas de Ricardo para que um colaborador otimize seu tempo:
1. Estabelecer
prioridades
2. Disciplinar
reuniões
3. Disciplinar
horários para conversas
4. Estabelecer
código de conduta telefônica e para eletrônicos
5. Classificar
ativas que são importantes e urgentes
6. Evitar
acumular funções que não sejam suas.
Fonte:
Administradores
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