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sexta-feira, 24 de julho de 2015

Cobrança de honorários pelos escritórios de contabilidade.

O cotidiano do escritório contábil sofre com as frequentes mudanças das regras tributárias e principalmente com a inadimplência dos próprios clientes, ao que parece os clientes dos escritórios de contabilidade muitas vezes esquecem que sua contabilidade é uma empresa que precisa da pontualidade no pagamento dos honorários.

Sabendo da relação de confiança, com o tempo alguns clientes esquecem sua obrigação seja de entregar os documentos para a correta contabilização, seja de pagar pontualmente pelos serviços prestados, e ainda atribuem à contabilidade uma séria de obrigações não combinadas.

Por não ter contrato escrito com os clientes alguns contadores sofrem por não receber dos clientes, isso atrasa a administração do escritório e afeta a qualidade do trabalho, por este motivo devemos informar a você contador o seguinte:

É possível cobrar mensalidades dos clientes, até judicialmente, mesmo que não haja contrato, basta contratar um bom advogado e apresentar cópia dos serviços prestados e comprovar o que recebia pela prestação do serviço, isso pode ser feito por exemplo por boletos bancários, e-mails, etc.

É importante o escritório contábil definir sua situação com o cliente colocando em contrato o que faz e por que preço, desta forma os contadores não precisam escutar absurdos de funcionários de clientes exigindo mais do que combinado.

Um exemplo muito comum dos excessos dos clientes são o pedido de reemissão de guias, por que não pagou na data, pensem bem, o profissional fez o trabalho, o cliente não fez sua parte, e o profissional tem que trabalhar de novo e, se cobrar, fica mal visto.

Os casos de parcelamentos de dívidas fiscais também são bons exemplos de serviços que devem ser cobrados para fazer, afinal o contador não é culpado pelo cliente dever impostos e se vai trabalhar tem que cobrar.
Lembramos também da importância de ter um bom controle no pedido de reembolsos das despesas feitas com os clientes.


O poder judiciário tem dado ganho de causa à vários de nossos clientes por todo o País, nos casos em que os clientes sem contrato não pagaram e “sumiram”. É comum poder reaver bons valores cobrando ex-clientes, isso pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso de seu escritório contábil.

Uma ação de cobrança pode demorar um pouco, desta forma pense como se fosse uma poupança e que, em breve, o contador vai receber uma boa quantia para modernizar seu escritório ou melhorar sua vida pessoal.

Fonte: Contábeis
 

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