Imagine que você tenha a opção de viajar para
um país novo mês que vem e vai fazer um quadro de pós e contras para
tomar essa decisão. Você vai pesar fatores que dizem respeito a você,
como disponibilidade de tempo, de dinheiro e aptidão física, mas também se
fará sol ou chuva nesse destino, se a moeda está favorável, se há boas
condições de segurança, entre diversas características que fogem do seu
controle. Nas empresas, a Matriz SWOT cumpre esse papel de colocar na
balança o que há de vantagem e desvantagem em uma empreitada.
Conhecida no Brasil como Matriz FOFA, ela
mede as forças (S, de stregths) fraquezas (W, de weakenesses)
do negócio – fatores internos – assim como oportunidades (O, de opportunities)
e ameaças (T, de threats) do macroambiente – fatores externos. Muito
utilizada pelas empresas durante o planejamento estratégico e para novos projetos, a Matriz
SWOT consiste em uma análise detalhada da situação do negócio no
cenário econômico, o que ajuda o empreendedor na tomada de decisão. Seu
principal objetivo é dar um diagnóstico estratégico que deve prever e prevenir
condições negativas, além de firmar diretrizes que façam o empreendimento
se diferenciar.
Como montar uma matriz SWOT?
O primeiro passo para colocar em prática essa técnica
estratégica é definir quais são os pontos fracos e fortes do ambiente
interno do negócio, ou seja, o que é controlado pela empresa. Os pontos fracos
ou fraquezas consistem em analisar o que pode ser feito para melhorar o
negócio: se os funcionários possuem as capacidades que o cargo exige, quais as
deficiências de seus funcionários, produtos e/ou serviços, e porque seus clientes não voltam após uma compra.
Em seguida, definem-se os pontos fortes, que
devem ser algo como: o que você faz de melhor na empresa, de quais recursos o
empreendimento dispõe, o que seu negócio possui de melhor em relação ao
concorrente e o que faz seus clientes retornarem à empresa.
Por fim, deve-se analisar o ambiente externo do
negócio, ou seja, o que a empresa não consegue controlar. Nesse quesito,
são observadas as oportunidades que existem no mercado, como as tendências/novidades, expansão da linha de produtos, chances
de conquistar novos clientes, ou seja, o que pode gerar receita e valor. Também
são exploradas as ameaças que a empresa pode sofrer, como novas empresas para o
mesmo nicho, queda no padrão de consumo, investimento de novas tecnologias por
concorrentes ou o que puder afetar negativamente a receita ou a imagem do
negócio.
Uma dica é listar todos os pontos levantados em um
quadrante, separado nesses 4 aspectos. Depois, dê uma nota de prioridade para
cada item, seguindo o critério de sua preferência, e classifique cada item da
lista de 5 (excelente) a 1 (fraco). Multiplique a nota de prioridade pela
classificação, logo obterá um valor x sobre aquele item final, que te dará uma
visão ampliada sobre onde focar esforços.
Mantendo a empresa preparada para
os desafios
Em tempos incertos, a Matriz SWOT cai
como uma luva para definir relações existentes entre os pontos fortes e fracos
da empresa com o que se verifica de mais importante no mercado, seja a nível
local ou global. A análise permite entender a posição de sua empresa comparada
a seus concorrentes, conferindo mais confiança, segurança e força para lidar
com os imprevistos e situações desafiadoras.
Fonte: Endeavor
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