Estar no ‘aconchego do lar’, não enfrentar o trânsito
caótico da maioria das cidades brasileiras, ter liberdade de escolher a que
horas iniciar e terminar as atividades parecem ser algumas das afirmações mais
comuns para eleger o home office como uma meta a ser alcançada. Mas, nem tudo
são flores!
Uma verdade, que devemos considerar, é que o home office
é para poucos: os altamente disciplinados.
E o que é disciplina? Segundo os dicionários, a palavra
significa o conjunto de leis ou ordens que regem o funcionamento regular de uma
organização ou coletividade. Assim, mesmo em casa, somos profissionais que
estamos submetidos a processos, procedimentos e regras que norteiam uma tarefa
que nos foi designada.
E mesmo que estejamos com a aparente sensação de maior
liberdade para agir e trabalhar, estamos sujeitos aos ordenamentos
organizacionais que definem as atividades que desenvolveremos, os recursos
tecnológicos e informações às quais teremos acesso e as interações sociais que
estabeleceremos com as pessoas dentro e fora da Cia.
Pode-se, então, entender que o perfil do profissional
para o trabalho em home office passa por competências como habilidade para
coleta e análise de dados, estabelecimento de prioridades, desenvolvimento de
planejamento e estratégia, elaboração de plano de trabalho, gerenciamento de
tarefas e detalhes, capacidade de tomada de decisão e independência, dentre
outras.
Estas competências certamente são de fundamental
importância para a organização do trabalho em home office, proporcionando um
eficaz gerenciamento da distância que o mesmo estabelece dos superiores, pares
e parceiros.
Algumas características pessoais do profissional em home
office também são aspectos importantes a considerar, pois como o acesso à
organização dá-se, via de regra, com os recursos da tecnologia, todo o zelo com
as ferramentas de trabalho e com as informações confidenciais mostra-se de alta
relevância.
Comprometimento, confiabilidade, responsabilidade,
racionalidade, autocontrole e segurança são características que realçam a
habilidade de lidar com o capital intelectual da organização e com o que pode
ser compartilhado, garantindo os padrões de ética e moral no trabalho.
E, para o sucesso do home office, notadamente, não
podemos deixar de ressaltar que um comportamento pautado na transparência das
ações é fundamental, pois se como dissemos no início deste artigo, que esta
modalidade de trabalho é o sonho de muito de nós, temos de ter ainda mais
cuidado no cumprimento dos horários de trabalho e das atividades.
Somos os guardiães de nosso tempo e de nossas
responsabilidades corporativas, mas temos que lembrar que não estamos sozinhos
e que, a todo o momento, podemos – e devemos –, reportar a quem de direito,
nossos atos. Compartilhar informações sobre as horas de trabalho, tarefas
desenvolvidas, horas excedentes de atividade, dificuldades encontradas,
problemas e soluções geradas, como se estivéssemos na empresa é nosso dever,
pois fazemos parte de uma equipe e com ela estamos ligados, graças às
maravilhas da tecnologia.
Então, vamos aproveitar a oportunidade do home office,
também, para aprimorar nossas competências, habilidades e atitudes. Estaremos
ganhando muito mais do que, apenas, trabalhar em casa!
Fonte: Administradores
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