BR&M Tecnologia

quinta-feira, 21 de março de 2013

Por que os treinamentos têm pouca durabilidade?

Por que será que alguns treinamentos não duram mais do que uma semana ou um mês depois de aplicados na empresa?

Por que será que alguns treinamentos não duram mais do que uma semana ou um mês depois de aplicados na empresa?

Pois é, recebi por e-mail a seguinte pergunta do leitor do meu site, Ricardo José: "Ola Rogério boa tarde, tenho ouvido o Papo de Consultor e gostei. Na empresa que trabalho temos treinamentos de liderança para área de produção, operação etc. Observei que os treinamentos são ótimos, mas de pouca durabilidade. Até comentei com o ultimo consultor sobre este assunto. Será que a deficiência está na gestão ou então mais acima... Diretoria e outros?"

Muito pertinente a dúvida apresentada e muito questionada em diversos ambientes. Quem nunca participou de um curso onde os resultados só foram aplicados até poucos dias após sua conclusão ou nem isso? Bem, para responder esta pergunta é necessária uma análise mais profunda da situação da empresa. É preciso entender a cultura organizacional que envolve tanto os funcionários do “chão de fábrica”, quanto a diretoria e administrativo, as políticas internas e as relações humanas.

Há vários fatores que podem influir na efetiva transformação de comportamentos, seja em cursos voltados a liderança ou outras áreas do comportamento humano. Entre eles podemos destacar o próprio treinamento. Como ele é conduzido, a metodologia utilizada, o propósito do curso, o quanto o conteúdo e as atividades estão ajustados para o público do treinamento e assim por diante. Neste caso o papel do consultor em sala de aula é fundamental, mas também o levantamento de expectativas e o compromisso com os resultados é que irá garantir melhores resultados.

Porém, é preciso entender que o comportamento humano é dinâmico e, portanto, uma ação específica não irá alcançar um resultado duradouro, mas efêmero. É preciso investir em ações de médio e longo prazo.

Resumindo, para resultados duradouros e que realmente provoquem uma mudança significativa de comportamento é preciso programas bem estruturados, conduzidos por profissionais qualificados (experientes e com sólida formação), um bom levantamento de expectativas, criação de programas de médio a longo prazo aliados a acompanhamentos periódicos, além de efetiva análise dos resultados a cada etapa do desenvolvimento do projeto.

Portanto, pesquise empresas e consultores que possam criar programas mais estruturados e tenha em mente que ações pontuais irão trazer resultados também pontuais. Para resultados duradouros são necessárias ações mais estruturadas.

Por de Rogerio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário