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quinta-feira, 14 de março de 2013

Quer abrir um empreendimento? Então prepare antes o seu modelo de negócio

A nossa sociedade, onde impera o consumo sobre todas as outras formas de manifestações sociais, encontra-se em constante transformação. Este momento histórico, com a crescente ebulição tecnológica e econômica que interfere nas relações de consumo, gera a evolução da sociedade de consumo para a sociedade de hiperconsumo. O desenvolvimento tecnológico vem provocando uma série de modificações nas relações de consumos, na forma de nos comunicarmos e na maneira como as empresas se comunicam com seu público-alvo.

Diante deste novo cenário e novos consumidores clientes, é importante reforçar sob a ótica de empreendedores, administradores, empresários e executivos modernos desta nova era, que não basta ter apenas um bom plano de negócio como fator principal na formatação de suas empresas, seja qual for o seu tamanho, porte ou característica. Antes mesmo desta fase de formatação do plano de negócios, que por muitos anos foi considerada uma premissa fundamental inicial para qualquer empresa, produto e serviço, é importante identificar e definir qual o "modelo real" de negócios.

Portanto, antes mesmo da viabilidade do plano de negócios, o empreendedor deve começar sempre com uma grande ideia que tem como principal aspecto de sucesso a identificação do mercado para ela. Isto é, mais que um plano de negócios, o empreendedor deve primeiro identificar as pessoas que poderão remunerar o serviço ou produto advindo dessa concepção de ideia e modelo de negócios. Assim, consegue-se traduzir esse conceito em uma oportunidade de negócio. E não para por aqui! A oportunidade de negócio precisa também ser validada quanto à sua abordagem de mercado, analisando qual é a melhor forma de chegar ao cliente, para gerar uma relação de confiança e durável, por isso, o modelo de negócio deverá surgir antes da elaboração e desenvolvimento do plano detalhada de negócios.

O modelo de negócio vai dar o tom da inteligência estratégica da empresa. A necessidade será atendida junto com a motivação de compra de um determinado perfil de clientes consumidores, que irão apontar qual a melhor abordagem de relacionamento, comercialização e principalmente adesão ao valor percebido daquela ideia.

Em resumo, todo processo de inovação competitiva está inserido no modelo de negócio. O plano de negocio descreve a estrutura desse modelo e todos os detalhes operacionais no que diz respeito ao mercado, à definição de pessoas envolvidas e sociedade, principais processos, quanto será o investimento, e cenário de viabilidade da empresa. Portanto, percebe-se que não basta e não é premissa fundamental ter inicialmente um bom plano de negócio, e sim, é importante definir bem antes disto, um bom "modelo" de negócio a  partir de uma boa e diferenciada ideia.

Por Bia Rodrigues

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