Esta foi a visão de Jean Carlo
Klaumann, diretor geral de sistemas da Linx, apresentada durante o BR Week
2012. Com o tema “A tecnologia aplicada à gestão do Varejo: Rentabilidade,
Competitividade e Sustentabilidade do negócio”, o palestrante reforçou a
importância de combater as ineficiências operacionais, financeiras e
administrativas com um bom planejamento de TI.
“Hoje a TI deve ser cada vez mais
agressiva e decisiva para um varejista. A necessidade imediata de capturar um
cliente, devido a alta competitividade e oferta no mercado atual, faz da TI não
mais uma comoditie e sim um ativo de valor”, frisou Klaumann.Para ele o consumidor não olha mais só o preço de um produto, mas sim toda uma cadeia de valores. “Um mix correto, conveniência na hora da compra, agilidade e facilidade de interação em diversos canais, tudo isso hoje é analisado pelo consumidor no momento da compra e a TI é uma ferramenta imprescindível para o varejista neste momento”.
Hoje com tanta oferta e informação disponível na rede mundial de computadores, fica cada vez mais competitivo para um varejista conquistar este novo cliente. “Não estamos falando aqui do fim dos pontos físicos, mas do enriquecimento da experiência de compra em diversos canais. Este é o aspecto principal hoje deste novo Varejo. A TI neste cenário se torna o principal elemento – ao lado da gestão de negócios – para o seu sucesso. Sem um alinhamento destes dois aspectos nenhum varejista sobreviverá”, reforçou Klaumann.
Sem dúvida mapear e capturar informação em tempo real é o maior desafio hoje para o varejista. As soluções em TI apresentadas juntamente com as considerações de Jean Carlo Klaumann, ofereceram uma visão de como uma gestão mais precisa e imediata para o setor varejista depende de uma boa tecnologia da informação.
Para finalizar ele citou um exemplo onde um cliente da Linx já consegue avaliar a frequência de vendas hora a hora em seu PDV. “Este cliente, por exemplo, já aplicou na sua rede uma premiação chamada de ‘o vendedor da hora’, tamanha é a agilidade proporcionada pela TI.
Ele consegue realizar manobras que busquem uma melhor adequação ao longo do dia em sua loja e não precisa mais esperar o final do dia, ou final da semana para avaliar resultados e fluxos para só então construir a melhor estratégia de negócio. É a tecnologia exigindo do gestor a mesma agilidade que o comprador encontra hoje lá na ponta”.
Por Marcelo Brandão
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