Diante
deste novo cenário e novos consumidores clientes, é importante reforçar sob a
ótica de empreendedores, administradores, empresários e executivos modernos
desta nova era, que não basta ter apenas um bom plano de negócio como fator
principal na formatação de suas empresas, seja qual for o seu tamanho, porte ou
característica. Antes mesmo desta fase de formatação do plano de negócios, que
por muitos anos foi considerada uma premissa fundamental inicial para qualquer
empresa, produto e serviço, é importante identificar e definir qual o
"modelo real" de negócios.
Portanto, antes mesmo da viabilidade do plano de negócios, o empreendedor deve começar sempre com uma grande ideia que tem como principal aspecto de sucesso a identificação do mercado para ela. Isto é, mais que um plano de negócios, o empreendedor deve primeiro identificar as pessoas que poderão remunerar o serviço ou produto advindo dessa concepção de ideia e modelo de negócios. Assim, consegue-se traduzir esse conceito em uma oportunidade de negócio. E não para por aqui! A oportunidade de negócio precisa também ser validada quanto à sua abordagem de mercado, analisando qual é a melhor forma de chegar ao cliente, para gerar uma relação de confiança e durável, por isso, o modelo de negócio deverá surgir antes da elaboração e desenvolvimento do plano detalhada de negócios.
O modelo de negócio vai dar o tom da inteligência estratégica da empresa. A necessidade será atendida junto com a motivação de compra de um determinado perfil de clientes consumidores, que irão apontar qual a melhor abordagem de relacionamento, comercialização e principalmente adesão ao valor percebido daquela ideia.
Em resumo, todo processo de inovação competitiva está inserido no modelo de negócio. O plano de negocio descreve a estrutura desse modelo e todos os detalhes operacionais no que diz respeito ao mercado, à definição de pessoas envolvidas e sociedade, principais processos, quanto será o investimento, e cenário de viabilidade da empresa. Portanto, percebe-se que não basta e não é premissa fundamental ter inicialmente um bom plano de negócio, e sim, é importante definir bem antes disto, um bom "modelo" de negócio a partir de uma boa e diferenciada ideia.
Por Bia Rodrigues
Portanto, antes mesmo da viabilidade do plano de negócios, o empreendedor deve começar sempre com uma grande ideia que tem como principal aspecto de sucesso a identificação do mercado para ela. Isto é, mais que um plano de negócios, o empreendedor deve primeiro identificar as pessoas que poderão remunerar o serviço ou produto advindo dessa concepção de ideia e modelo de negócios. Assim, consegue-se traduzir esse conceito em uma oportunidade de negócio. E não para por aqui! A oportunidade de negócio precisa também ser validada quanto à sua abordagem de mercado, analisando qual é a melhor forma de chegar ao cliente, para gerar uma relação de confiança e durável, por isso, o modelo de negócio deverá surgir antes da elaboração e desenvolvimento do plano detalhada de negócios.
O modelo de negócio vai dar o tom da inteligência estratégica da empresa. A necessidade será atendida junto com a motivação de compra de um determinado perfil de clientes consumidores, que irão apontar qual a melhor abordagem de relacionamento, comercialização e principalmente adesão ao valor percebido daquela ideia.
Em resumo, todo processo de inovação competitiva está inserido no modelo de negócio. O plano de negocio descreve a estrutura desse modelo e todos os detalhes operacionais no que diz respeito ao mercado, à definição de pessoas envolvidas e sociedade, principais processos, quanto será o investimento, e cenário de viabilidade da empresa. Portanto, percebe-se que não basta e não é premissa fundamental ter inicialmente um bom plano de negócio, e sim, é importante definir bem antes disto, um bom "modelo" de negócio a partir de uma boa e diferenciada ideia.
Por Bia Rodrigues
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