Essas
são algumas das impressões de empresários e especialistas que participaram de
uma feira em Nova York na semana passada que mostrou as novidades do setor.
“Vimos
muito trabalho no sentido de ampliar experiência do consumidor na loja, com
tecnologias que procuram atiçar os sentidos”, afirma Gustavo Carrer, consultor
de marketing do Sebrae-SP.
Uma
das novidades citadas pelo especialista são máquinas de café e de temperos
produzidas pela Intel e que têm odor do produto.
Ele
diz que, apesar de as tecnologias ainda não estarem acessíveis para os
empreendedores, eles podem se inspirar para personalizar suas lojas, criando
uma experiência diferente para o cliente.
Outra
tendência identificada pelo consultor é o avanço do consumidor chamado
“showroomer”. O cliente conhece o produto na loja e interage com ele. Depois
pesquisa na internet e compra onde for mais barato.
Ricardo
Fiore, 32, franqueado de lojas em shopping, decidiu ir à feira em Nova York
para aprender sobre pequenas atitudes que podem ser usadas no dia a dia para
lidar com comprador. “Em vez de se perguntar ‘o que você gosta’, o ideal é
perguntar ‘o que você não gosta’. É mais difícil de se frustrar assim.”
Ele
também se diz impressionado com algumas táticas usadas por mercados, como uma
tela que fica sobre a geladeira em que se encontra o leite para vender. Na
imagem, se pode ver, em tempo real, o leite sendo retirado da vaca.
Também
são colocados bonecos de bichos perto dos produtos para atrair a atenção das
crianças, conta.
OPORTUNIDADE
Participando
da missão brasileira, o Sebrae levou cem pessoas para a feira, sendo que 34
eram empresários do setor que tiveram sua viagem subsidiada pela instituição.
De
acordo com Carrer, do Sebrae-SP, ir a feira é uma oportunidade de os
empresários verem o que as grandes lojas estão fazendo e adaptar as ações a
seus negócios.
Os
empresários tiveram a oportunidade de assistir a palestras e visitar stands de
grandes empresas que expunham no evento nos Estados Unidos. (FILIPE OLIVEIRA)
Por
Folha de S.Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário