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quinta-feira, 23 de maio de 2013

Afinal, o que é PDV (Ponto de Venda)?


Embora toda palavra tenha seu próprio significado, ou significados em alguns casos, é interessante como algumas palavras ou termos acabam alterando sua verdadeira expressão ao longo do tempo, principalmente em relação ao desenvolvimento e evolução das sociedades, e que também transformando o comportamento de shoppers e consumidores. Mas não se preocupe, você não está lendo um post sobre língua portuguesa, estamos falando de varejo...

Eu acho incrível como existe uma série de diferentes significados para a palavra ponto-de-venda, que batizamos comumente como PDV em artigos e publicações, e que por exemplo, mesmo no inglês ora pode ser encontrada como point-of-sale, ou ainda como point-of-purchase, ainda que seja designada para o mesmo fim.

É fato que o conceito de ponto-de-venda mudou muito ao longo dos anos, e acompanhamos boa parte dessa transformação. De um simples interlocutor entre a indústria e/ou o distribuidor com seu consumidor, onde a mercadoria por vezes não precisa nem estar exposta para ser vendida, hoje os PDV´s são a verdadeiros templos das marcas, onde a experiência de compra hoje tem sido apontada como o principal atributo de uma loja ou um ambiente de vendas bem sucedido.

Se olharmos ao prisma da indústria, o PDV pode ser tanto a loja quanto o distribuidor. Em alguns casos, embora eu acredite que seja uma visão um tanto restrita demais, já vi empresas designando a palavra PDV para displays ou equipamentos próprios instalados em pontos-de-venda.

O varejista ou revendedor, entende que ponto-de-venda seria sim seu próprio espaço, ou seja sua loja ou ponto de distribuição, ou seja, o local no qual seu cliente realiza suas compras, também carinhosamente chamado de “chão de loja”. Já no caso de alguns fornecedores, como empresas de equipamentos de loja e softwares de gestão e ERP, a palavra PDV pode servir para designar a quantidade de caixas, ou checkouts de uma loja. Ponto-de-venda nesse caso, é o local onde a venda é finalizada.

Pessoalmente acredito que a melhor definição para Ponto-de-venda ou PDV pode ser definida como “o local ou meio no qual a marca entre em contato com o shopper ou seu consumidor”. Embora eu não lembre de onde obtive essa referência, há muitos anos atrás, acredito que essa seja uma das melhores definições possíveis, pois em primeiro lugar, quando falamos de marca, estamos falando de produtos, serviços ou até mesmo empresas por completo, em segundo lugar, a questão de ser um ponto de contato, e portanto também de experiência, permite uma série de possibilidades de locais e meios, como a loja, o distribuidor, a loja virtual, ou até mesmo o vendedor porta-a-porta, que de maneira metafórica, traz o ponto-de-venda para dentro de nossa casa.

Mais importante do que entender a definição deste termo, é entender como sua marca dialoga com esses espaços, não importa em quais locais ou meios que estejam presentes.

Por Caio Camargo

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