A primeira
pergunta que precisamos responder é: o que é um lead?
Como já
dissemos no artigo Utilizando o telemarketing na geração de negócios, lead é a
pessoa ou organização que tem potencial para se transformar em cliente.
Dito isso, a
pergunta que fica é: como gerar leads para alimentar a força de vendas?
Algumas empresas
criam leads para seus vendedores copiando as empresas pelas buscas do Google.
Outras apelam para a compra de um mailing qualificado para que isso aconteça.
Porém, a
melhor maneira de todas de gerar leads para a força de vendas é de forma
orgânica, para que só quem realmente estiver interessado entre em contato com a
empresa. Com isso, a chance de sucesso dos vendedores ao abordar um lead e
transformá-lo em venda é muito maior.
Gerar leads
organicamente significa que as pessoas interessadas irão procurar a sua
empresa.
Pensando
nisso, elaboramos 3 dicas para que a sua força de vendas consiga gerar um lead
qualificado sem depender de contatos que podem não funcionar.
1. Aproveite os clientes para pedir leads.
O melhor
gerador de leads para uma força de vendas são os clientes satisfeitos. O que
isso quer dizer? Quer dizer que os clientes que a empresa já tem e que estão
satisfeitos, são a melhor fonte de novos contatos.
Quando a sua
empresa tem um relacionamento duradouro com um cliente e ele está satisfeito
com o seu trabalho, é natural que em algum momento você peça indicações a ele,
do mesmo modo que ele pode pedir a você.
Dito isso,
prestar um serviço de qualidade para os clientes é a melhor maneira de criar um
relacionamento duradouro entre vocês, para que seja possível posteriormente,
pedir indicações de futuros clientes.
É muito mais
fácil chegar em um lead dizendo que foi indicação de um cliente. Isso mostra
que o cliente acredita no seu trabalho e ajuda positivamente na eliminação das
barreiras de compra.
2. Roadshows, eventos e reuniões são ótimos lugares para gerar leads.
Os eventos
têm uma grande importância na geração de leads. Afinal, nem todos compram em
uma feira, mas muitos cartões e conversas rapidas são trocados.
Sendo assim,
aproveitar os contatos gerados nesses eventos precisa ser o primeiro passo após
a realização dos eventos. É justamente nesse momento de triagem que os leads
que podem ser trabalhados são separados dos outros que não têm os requisitos ou
interesse em serem clientes da empresa.
Não gaste
apenas alguns milhares de reais em um stand ou em um evento. Aproveite as
oportunidades do stand e as visitas em feiras e eventos de networking para
criar novas oportunidades de negócios.
A finalidade
dos eventos não é apenas mostrar aquilo que a empresa faz, mas criar e
desenvolver novos contatos comerciais.
3. O seu website pode ser um gerador de leads.
Um website
bem estruturado é importante para a geração de contatos para a sua empresa.
Sendo assim,
criar uma estratégia online de geração de leads através de conteúdo, links
patrocinados e otimização do seu site, ajuda e muito para encontrar clientes
que estejam interessados naquilo que a sua empresa oferece.
Assim,
quando alguém procura pelo que você faz e os clientes chegam até você pelo seu
website, esse contato pode se cadastrar e solicitar informações do seu
trabalho.
Os leads
orgânicos têm mais valor.
Um lead
produzido pela empresa tem muito mais potencial do que os leads comprados. Por
esse motivo, o esforço em gerar leads deve ser constante para que o retorno
seja proveitoso e valioso.
Elabore
ações para que a sua força de vendas sempre esteja trabalhando na geração de
novos contatos valiosos, ao invés de gastarem muito tempo em contatos frios ou
comprados.
Essa é a
melhor maneira de continuar tendo o melhor desempenho possível na geração de
leads.
Por Angelica Balthasar
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