A reportagem “Com queda no lucro, Apple enfrenta crise de
identidade”, publicada no Valor em 24 de abril de 2013, mostra a importância
dos analistas e dos gestores fazerem algumas indagações antes de comprarem uma ação:
1) Quais são os principais catalisadores que
movem o preço das ações? São as variáveis macroeconômicas como juros e câmbio,
a redução do endividamento ou a expansão das margens operacionais? A lista é
meramente ilustrativa;
2) Qual o público alvo das ações? O interesse
dos investidores é pelo recebimento dos dividendos ou pela expectativa do
crescimento dos resultados?
3) Como os investidores veem as ações? Com quais
empresas eles a comparam?
Vou me ater ao terceiro ponto. A Apple parece viver uma crise de
identidade. Wall Street a tem tratado como integrante do segmento de hardware,
que historicamente negocia com desconto para os papéis de empresas de software.
Empresas de hardware tendem a apresentar resultados mais voláteis porque suas
receitas dependem do ciclo do produto e da contínua aceitação dos mesmos pelos
consumidores. Por outro lado, empresas de software, além da venda de novos
serviços, contam com receitas recorrentes derivadas dos serviços de manutenção,
por exemplo, o que reduz a instabilidade dos resultados.
A bolsa brasileira não tem muitas opções no segmento de
tecnologia. A mais conhecida é a de software e aplicativos corporativos Totvs.
Apesar do reconhecimento mundial e de apresentar retorno maior, as ações da
Apple negociam com grande desconto de 44% e 47% para os papéis da brasileira
tendo como parâmetro os múltiplos P/L (preço por lucro) 2013 (11,6 vezes versus
20,5 vezes) e FV/Ebitda 2013 (7,3 vezes versus 13,6 vezes), respectivamente.
Enquanto Totvs mostrou retorno sobre o patrimônio líquido de 25,3% em março/13,
com base nos últimos 12 meses, Apple registrou 33,3% no mesmo período. E não
pode se dizer que o prêmio da Totvs deriva do maior crescimento da receita nos
últimos três anos. Apple mostrou incremento médio anual do faturamento de 49%
no último triênio, enquanto Totvs, 12%. Dessa forma, ser alocada em outro
segmento econômico - o de hardware - tem contribuído de forma decisiva para a
Apple ter múltiplos menores.
Valor Econômico
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