De acordo
com dados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo), as expectativas de
crescimento para os meses de setembro e outubro estão bastante otimistas, com
altas de 7,2% e 8,7%, respectivamente, em comparação com os mesmos períodos do
ano passado. No entanto, cabe ao varejista uma modernização na gestão para que
tais previsões se concretizem, uma vez que o consumidor está mais exigente e
mais cauteloso, querendo sempre mais por menos.
Aumento de
lucros mantendo preços competitivos
É preciso
estratégia e inteligência de vendas para fechar a conta de aumento de lucro com
preços competitivos. À medida que as empresas varejistas se expandem, surge a
necessidade da adoção de sistemas de análise e pesquisa que indiquem como se
comporta o novo consumidor. Cada vez mais multicanal, o consumidor busca
diferenciais e vantagens ao realizar suas compras, o que implica em um grande
desafio para o varejista, que precisa se reinventar todos os dias e adotar
avançadas tecnologias de informação e de gestão para desempenhar suas
atividades de forma atraente e vantajosa aos olhos do consumidor.
Com um
mercado cada vez mais competitivo e saturado, que sofre com a inevitável guerra
de preços, é cada vez mais desafiador atrair e conquistar consumidores. Para
medir a concentração de clientes nas lojas potencializando as vendas, novas
tecnologias estão disponíveis no mercado para ajudar os varejistas.
É o caso da
solução ofertada pela Virtual Gate, que fornece soluções para o varejista
aumentar vendas por meio da gestão do fluxo de consumidor e da taxa de
conversão. Umas das formas de mensurar como está sua estratégia de marketing e
se ela está surtindo o efeito esperado é por meio da medição do fluxo de
clientes nas lojas. Medi-lo é possível e determinante para que novas medidas de
expansão sejam adotadas. Tão importante quanto mensurar quantas pessoas
circulam nas lojas é saber quantas dessas visitas são convertidas em vendas.
Afinal, de nada adianta a visitação sem a conversão e o lucro.
Como explica
Heloísa Cranchi, diretora geral da empresa, uma análise de potencial máximo de
negócio, considerando a tríade: Índices de Fluxo de Clientes, Taxa de Conversão
e Valor Médio de Cupom permite um retrato fiel da loja e seu potencial de
crescimento e lucro. “O fundamental é identificar o valor médio de cada
indicador e elevar índice de cada loja que está a baixo desse ponto. Ou seja,
com a ferramenta é possível expandir o faturamento mesmo sem a abertura de
novas lojas”.
O cruzamento
de informações permite uma melhor visualização dos pontos que necessitam de
correções para que se atinjam as metas estipuladas, substituindo as ações
massificadas para foco de esforços nos índices deficitários.
Varejistas
como C&A, Pernambucanas, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura,
Cybelar, Shoestock, Reebok, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade, Farm,
Fábula, King Star e BR Home Centers estão entre seus clientes. Recentemente a
Virtual Gate foi auditada e aprovada pela consultoria independente
PricewaterhouseCoopers (PWC) quanto à acuracidade dos seus sistemas de medição
de fluxo de pessoas nas lojas por estar dentro dos padrões legais em todos os
quesitos analisados.
por Cristiani Dias
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