Se
forem problemas tecnológicos, e de engenharia, selecione com extremo cuidado
... Em fábricas e escritórios certas consultorias vão mesmo é
"capturar" o seu know-how.
Se
forem problemas financeiros, então, mais cuidado ainda ... Pois tem consultoria
que pode lhe amarrar em "chantagens", por conhecer seus números e
finanças.
Se
forem problemas administrativos tenha cuidado em não degradar o ambiente
empresarial, por sugestões de reorganizações, cortes salariais, demissões e
propostas de promoções carreiristas inadequadas.
Lembre-se
a empresa é sua: 1. Sendo empregado ou 2. Sendo proprietário ... Em ambas um ficará
sem emprego e outro sem a empresa, se tudo der errado ...
A
história da reengenharia, dos anos 1980, mostra uma hecatombe mundial de
empresas e sérias perdas de know-how.
A
consultoria é importante, já que a maioria das empresas, por questões de custos
ou desconhecimentos sobre organizações operacionais, não possui staff para
solucionar problemas críticos ... Então, contrate uma consultoria com muita
cautela.
Atenção
para as consultorias "cosméticas", que vão sugerir o que seus
empregados já sabem e que você não deu ouvidos a eles. Algumas consultorias
entrevistam empregados para "capturar" seus problemas ... E depois
lhe sugerem o que seu pessoal há muito tempo queria lhe informar/sugerir.
Não
esqueça que sempre o barato sai muito caro no final. E o caro sai no final
"levando" sua empresa ...
Deve
haver muita cautela na adoção de novas técnicas, métodos e sistemas. A sua
aplicação técnica-prática sempre carecerá de uma validação, após severo juízo
de valor, muito além dos benefícios anunciados dos seus resultados.
Hoje
são freqüentes os seminários de gurus em administração e da organização das
empresas, "vendendo" técnicas, sistemas e conceitos inéditos. Tem
muito charlatanismo neste mercado, com "inovações caça-níquel".
Cuidados
Gerais:
1.
Não abra a sua empresa para consultorias desqualificadas - consultor tem que
ter escrito livros, desenvolvido métodos e técnicas, e inventado algo útil. E,
ter mais de 30 anos de experiência real naquilo que professa dominar;
2.
Só doutorado e mestrado não são suficientes para soluções seguras e pragmáticas
por parte dos consultores, mas experiência prática de longos anos nas rotinas
empresariais;
3.
Lembre-se que um profissional com 30 anos de experiência, naquilo que professa
dominar, tem pelo menos uma carga horária de estudos equivalente a mais de
40.000 horas, muito além do que se requer para doutorado e mestrado;
4.
Existe muita pirataria nesse mercado em que temerários se servem dos direitos
autorais alheios usando propriedade intelectual de outros, usando métodos,
nomes, títulos e marcas reservados, sem prévia autorização escrita de seu
proprietário;
5.
Um bom consultor tem seu próprio acervo técnico, com registro de depósito em
escritórios de proteção de direitos autorais ou de patentes, e deve-se
solicitar provas desse acervo e de que o profissional é mesmo o depositário do
conhecimento que professa possuir e que tem os direitos de comercialização;
6.
Fique atento para o que se aplicará na empresa, tais como softwares, manuais e
métodos, desde que sejam de domínio público ou que possuam concessão escrita
para seu uso e aplicação;
7.
Como regra universal são de domínio público as fórmulas matemáticas, os
sistemas de equações, a estatística e todo o respectivo complexo lógico de
raciocínio. As idéias são propriedade universal do homem, mas não o modo de
implementá-las, a sua literalidade descritiva para a enunciação do método ou da
técnica (ou da ferramenta administrativa) - cuidado com plágios sendo aplicados
em sua empresa que podem lhe comprometer;
8.
Lembre-se que boa parte das consultorias procura fazer atuações
"cosméticas" para receber, o mais breve possível, o dinheiro
acertado, sem plano de implantação e prestação de contas regulares ou
contratadas;
9.
Cuidado com diagnósticos vulcânicos e ufanistas para lhe sensibilizar a
contratar imediatamente uma consultoria, levando-o a crer nas proximidades do
abismo;
10.
Dê mais consideração àqueles com experiência real, cuidado com o
"academicismo" de doutores e mestres de "uma tese só", que
nada disseram de novo e que estão "replicando" conhecimentos alheios;
11.
Cuidado com temas do tipo: administrar é como escalar montanhas; · dinamizar
talentos - novo capital; · o paradigma é a velocidade; · 6 sigmas; · raciocínio
lean; · balanced scorecard - indicadores;
12.
Lembre-se: 1. A empresa é um patrimônio nacional, depois de privado -
conhecimentos; 2. Promotora da riqueza nacional e do equilíbrio socioeconômico
dos indivíduos - crescimento e escola; 3. Tem significado estratégico e deve
ser protegida das panacéias.
13.
Faça sempre uma reflexão para responder as seguintes perguntas: 1. Pode um tema
de seminário salvar nossa empresa? 2. É possível uma só nova técnica esparsa
resolver nosso problema? 3. Como separo isso de uma panacéia? 4. Arrisco o
status da empresa com uma técnica de risco? 5. Ela é de risco? 6. Dando errado
tem volta?
Lembre-se
que prestações de serviços de consultoria estão dentro das chamadas relações de
consumo. Logo, em caso de "desastres", reclame com o procon. Mas,
antes se certifique de que seu contrato com a empresa de consultoria estava
claro no escopo, nas metas e métodos - e nos prazos de concretização dos
resultados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário