Na
noite passada antes de dormir, eu me lembrei de algo realmente importante que
eu precisava fazer.
Eu
estava cansado e pensei, “Bem, eu realmente preciso tomar uma atitude em relação
a isso amanhã.”
Nesta
manhã, eu não conseguia me lembrar do que era.
Ainda
assim, quando eu olhei minha lista de tarefas, ela estava lá. Eu
tive o insight de escrever a tarefa em minha lista de tarefas antes de desligar
as coisas para dormir.
Mesmo
tendo eu esquecido minha tarefa, minha lista não esqueceu.
Coloque as coisas na sua lista
As
listas de tarefas existem para uma razão: controlar as tarefas que você precisa
fazer.
Você
mantem a lista para que você não tenha que se lembrar de tudo.
É
para isso que sua lista serve. Garanta que você irá usá-la em todo seu
potencial.
Coloque
suas tarefas em sua lista para que ela possa fazer seu trabalho.
“Um dos principais trabalhos de sua lista é te
lembrar das tarefas para que você não tenha que fazê-lo.”
Não
tente manter aquelas tarefas extras (mesmo as mais simples) em sua cabeça.
Ao
invés disso, tire-as de sua cabeça e coloque-as em sua lista. Isso permite que
você maximize sua concentração naquilo que você realmente precisa fazer.
Veja
a lista com 6 dicas para te ajudar a maximizar a produtividade de sua lista de
tarefas:
1) Escreva as
tarefas… AGORA – quando você pensa numa tarefa que
precisa fazer, escreva-a imediatamente em sua lista de tarefas. Não espere,
você pode esquece-la. Não tente mantê-la em sua cabeça, isso irá apenas
distraí-lo em concentrar-se em seu trabalho atual;
2) Coloque no lugar
certo –
tenha certeza de colocar seus afazeres em sua lista. Não em seu notebook. Nem
num pedaço de papel ou Post-It. Coloque as tarefas onde elas pertencem. Da
mesma forma, se o item for um compromisso, ele pertence a sua agenda. Ou se for
uma anotação, ela vai direto para seu bloco de anotações;
3) Se estiver na
dúvida, coloque em sua lista de tarefas – não hesite ao colocar até a menor
tarefa em sua lista de tarefas. Muito melhor o fato de ter capturado essa
tarefa do que acabar a perdendo. Você sempre poderá apaga-la depois se ela não
for necessária (Veja o item #5);
4) Ganhe velocidade – adicionar mesmos as
tarefas mais simples à sua lista pode ser um grande motivador, pois riscar os
itens de sua lista faz com que você se sinta bem. É por isso que você se pega
adicionando tarefas que você já completou… só para que você possa riscá-las!
5) Case com sua lista
-
você precisa trabalhar sua lista. Ela precisa de conservação, manutenção e
poda. Dedique tempo editando, adicionando e até mesmo
removendo itens de sua lista;
6) Olhe para sua
lista –
fazer sua lista não irá te fazer nenhum bem se você jamais olhar para ela
novamente. (Já encontrou uma lista antiga que você abandonou?) Mantenha sua
lista sempre visível. Olhe para ela regularmente. Visibilidade para suas
tarefas leva a ação.
Permita que sua lista faça o trabalho
Sua
lista de tarefas está lá para te ajudar.
Permita
que sua lista de tarefas te lembre das coisas que você precisa fazer e na ordem
que as mesmas precisam ser feitas.
Então,
retire aquelas tarefas de sua cabeça e coloque-as em sua lista agora.
Permita
que sua lista lembre, para que você não precise fazê-lo.
Quando
sua lista te lembra de alguma coisa que você não se lembrou, então você saberá
que ela está funcionando.
Pergunta: Quando foi a última vez que sua lista te
lembrou de uma tarefa que você tinha esquecido?
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