É comum que em uma primeira reunião o vendedor já tenha em mente a apresentação de uma proposta ou até mesmo um fechamento, mas o cliente ainda não está nesse passo da negociação, isso gera uma “dissonância” com o cliente e potenciais objeções logo no início da relação.
2. Objetivo: o motivo do encontro deve estar definido anteriormente e ser de conhecimento de todos os envolvidos. No caso das vendas, o objetivo, obviamente, é sempre vender, mas isso não quer dizer que o negócio tenha de ser fechado no primeiro dia.
3. Anotações: uma lista com os tópicos a serem discutidos é importante para que o foco seja mantido. Em alguns casos, não há problemas se o assunto dispersar, mas é fundamental que o foco inicial seja retomado.
4. Conhecimento: geralmente, uma reunião de vendas tem por objetivo apresentar soluções, porém tão importante quanto isso é conhecer mais sobre as necessidades do cliente. O vendedor precisa saber investigar essas necessidades e fazer com que a conversa agregue o que é de valor para quem está do outro lado.
5. Relacionamento: nem sempre o motivo da
reunião é o fechamento de um negócio. Quando isso não é possível, o vendedor
tem que utilizá-la para estreitar relacionamentos e, na melhor oportunidade,
deve propor um novo encontro para evoluir o processo de compra.
Reunião produtiva é aquela que,
independentemente do tempo de duração, atinge o objetivo traçado, seja ele uma
aproximação, uma proposta de acordo ou uma assinatura de contrato.
Por Carlos Cruz
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