BR&M Tecnologia

sexta-feira, 30 de março de 2012

CRM da Microsoft estará disponível em dispositivos móveis

Customer Relationship Management (CRM) é uma expressão em inglês que pode ser traduzida para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. (WikipédiA)

Ferramenta vai contemplar acesso por meio de Windows Phone 7, iOS, Android e BlackBerry de forma nativa.

A Microsoft se prepara para lançar uma série de características móveis nativas em seu Customer Relationship Management (CRM), contemplando usuários de BlackBerry, Windows Phone 7, iOS e Android 2.2 e dispositivos semelhantes, anunciou a empresa.

O lançamento, que está programado para o segundo trimestre, também terá suporte para navegadores distintos como Internet Explorer, Chrome, Firefox e Safari, rodando em Macs, iPads e PCs com Windows.

"Estamos otimizando a solução para dispositivos móveis. Você escolheu o dispositivo de preferência e devemos dar suporte a ele”, afirma Craig Dewar, diretor de Dynamics CRM.

As capacidades do novo CRM móvel também incluem um componente de servidor hosteado que fornece gerenciamento e segurança, incluindo a capacidade de apagar remotamente dados sensíveis de dispositivos caso eles sejam comprometidos. Os administradores de TI também poderão realizar personalizações no CRM sem ter de voltar a codificá-las, explica Dewar.

Cada aplicativo nativo irá permitir o uso off-line e terá sincronização de dados com sistemas on-line, de acordo com comunicado realizado pela companhia.

A Microsoft vai cobrar 30 dólares por usuário por mês para o serviço móvel e cada assinatura permite até três dispositivos. É um modelo de preços baseada no usuário, sem taxa separada para as ferramentas de servidor hosteado, informa.

Enquanto isso, o competidor da Microsoft, Salesforce.com, oferece uma aplicação móvel Lite sem nenhum custo, com a versão completa disponível sem custo adicional para os assinantes do serviço Unlimited Edition, mas cobra 50 dólares por usuário por mês para clientes Professional Edition e Enterprise.

Enquanto outros fornecedores de CRM, incluindo Salesforce.com, mudaram suas estratégias rapidamente para disponibilizar o HTML5 para dispositivos móveis na esperança de escrever um único aplicativo rico que será executado em várias plataformas, a Microsoft assumiu um ritmo mais lento.

"É uma tecnologia de desenvolvimento muito importante. Mas nosso foco é oferecer a melhor experiência possível em dispositivos nativos hoje." Provavelmente, a Microsoft vai trabalhar e inserir o HTML5 em seus planos com a chegada do Windows 8, que irá fornecer amplo apoio para isso, acrescenta.

Outro recurso previsto para a próxima atualização de serviço, que será aplicável a ambas as versões [on premise ou on-line], é o Feeds Atividade, que fornece aos usuários de Twitter e Facebook um stream de atualizações sobre informações no sistema de CRM.

A Microsoft também está planejando adicionar recursos de Business Intelligence (BI) na versão on premise, que são baseadas na tecnologia Power View do SQL Server 2012. Esses recursos estarão disponíveis na versão on-line ao longo do tempo, finaliza o executivo.


Por Chris Kanaracus

Nenhum comentário:

Postar um comentário