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terça-feira, 6 de março de 2012

Sugestões para avaliar sua carreira profissional

É hora de avaliar sua carreira. Veja dez dicas para fazer um upgrade em sua vida profissional.

1) Atualize seu currículo

O profissional que mantém seu currículo atualizado, na maioria das vezes, tem uma visão mais consciente sobre o desenvolvimento de sua carreira. Não é coincidência que esse executivo consiga, na maioria dos casos, ser mais efetivo ao planejar a carreira do que aquele que não mantém esse hábito. Atualizar seu currículo não é importante, apenas, para enviá-lo rapidamente quando solicitado por um headhunter, mas uma ótima forma de se conhecer por meio de suas realizações profissionais e formação acadêmica, forçando-o a refletir constantemente sobre seus objetivos.

2) Desenvolva seu marketing pessoal

De um modo geral, os executivos são avaliados perante o mercado a partir de suas realizações mais relevantes. Para que se destaque, portanto, é necessário ao profissional que torne “públicas” suas realizações na empresa onde trabalha, não só para o superior imediato, mas também para pares e, principalmente, outras áreas que não a sua. Trata-se de uma habilidade que todos podemos desenvolver, mesmos os mais tímidos. Invista nessa questão espelhando-se nos colegas que admira e até mesmo pedindo uma ajuda ao chefe. Sendo bem feito e sem excessos, o marketing pessoal é muito saudável tanto para o profissional quanto para a empresa.

3) Mantenha sua rede de contatos atualizada

A lista de contatos de um executivo é mais conhecida pelo famoso nome de “networking”. Em meu trabalho, percebo que há alguns executivos bastante desenvolvidos nesse quesito, apoiados por ferramentas eletrônicas excelentes. Por outro lado, há aqueles que se propõem a fazer sua “lista” guardando os cartões de visita que recebem para “um dia” colocá-los em alguma base de dados... Obviamente é para esses últimos minha dica: deixe a preguiça de lado! Com uma boa rede de contatos você pode conseguir unir interesses comuns com uma facilidade inimaginável em pouquíssimo tempo. Então aproveite!

4) Avalie suas expectativas profissionais

Seja realista ao avaliar suas expectativas profissionais e para todos os demais que hão de vir. Isto é, busque compreender e aceitar seus pontos a melhorar e valorize aqueles que considera satisfatórios. Não adianta reclamar que foi preterido numa promoção para ser responsável pela América Latina, por exemplo, se não fala espanhol e nunca se preocupou com isso antes. A avaliação de expectativas versus competências torna mais fácil gerenciar sua carreira e antecipar-se aos movimentos que possam levar ao seu crescimento profissional.

5) Seja empreendedor

A grande maioria das pessoas acredita que ser empreendedor é abrir um negócio próprio. Minha opinião é que não só é possível ser empreendedor trabalhando numa empresa como também pode fazer toda a diferença na sua carreira. Ser empreendedor significa acreditar na sua capacidade de realização e ir em busca do seu sonho. Seja realista em relação às suas competências e habilidades, procure ajuda, faça um “plano de negócios”. Os planos de negócios servem para validar sua idéia, seu planejamento de carreira. E é assim que agem os empreendedores.

6) Esteja aberto a mudanças

Esteja aberto a mudanças não só de emprego, mas, principalmente, mudanças de área dentro da mesma empresa, de função, de equipe, de chefe, de modo de pensar... Mudanças são desconfortáveis, mas é bom ir treinando para lidar com elas, pois são inevitáveis no mundo corporativo. Por isso, nada melhor do que estar aberto para aceitá-las e adaptar-se aos novos rumos que sua carreira ou empresa em que trabalha possam tomar.

7) Participe mais de eventos como seminários e congressos

Arrume um tempo na agenda para participar de dois ou três eventos dentro do seu segmento de atuação. São excelentes oportunidades de ter idéias e conhecer pessoas novas – ampliando o famoso networking – além de ser uma pausa produtiva na rotina de trabalho. Em eventos de alto nível, é bastante comum levarmos idéias para os negócios, nosso dia-a-dia profissional, gestão de pessoas e até interesses pessoais e hobbies novos. Há sempre o que aprender!

8) Informe-se sobre o que acontece no mundo dos negócios

Uma das questões que mais me incomodam quando converso com um executivo é perceber uma falta de percepção sobre o que ocorre no mundo “fora da empresa”. Pois é, há vida fora da empresa! E os acontecimentos que ocorrem do “lado de fora”, no mundo corporativo, são determinantes para que a empresa permaneça competitiva, sólida e saudável financeiramente - um lugar onde você tenha interesse em trabalhar. Portanto, acompanhar as notícias na mídia é uma obrigação de qualquer profissional que se preocupa com sua carreira.

9) Cuide de sua saúde

Fazer um check-up para saber a quantas andam suas taxas de colesterol, glicose, como anda sua pressão, sua dieta e se você tem feito atividade física regular deveria fazer parte das suas responsabilidades formais quando inserido na vida corporativa. Com o acúmulo de atribuições que acabamos tendo, é bastante comum descuidarmo-nos da nossa saúde. Para o seu bem e o da sua carreira, consequentemente, prometa-se nunca se esquecer de que seu corpo e sua mente são suas ferramentas de trabalho e costumam andar juntos.

10) Procure manter equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal

Dedicar-se com paixão ao trabalho é maravilhoso! Na verdade, acredito que seja o sonho de muita gente: gostar tanto do trabalho que não sente o tempo passar. Mas a realidade é que o tempo passa, principalmente para aquelas pessoas que gostam da gente, se preocupam se estamos bem e também querem nossa atenção e cuidado. Procure prestar atenção naqueles que estão à sua volta e respeite o fato de quem nem tudo na sua vida está relacionado ao trabalho. As empresas têm valorizado cada vez mais quem sabe manter sua vida em equilíbrio, até para que o ambiente de trabalho mais harmonioso e, consequentemente, mais produtivo.


Por Danielle Sarraf, para o IDG Now

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