Um dos maiores erros em vendas e o mais comum de todos é o de apresentar
o produto ou serviço para o cliente antes mesmo de saber os seus desejos,
motivos e necessidades da compra.
Por isso, a conversa com o cliente é, sem dúvida, um dos momentos mais
importantes em uma negociação para se determinar o que será oferecido e como
será apresentado nosso produto ou serviço ao cliente, baseado em informações
colhidas ao longo da conversa.
À medida que nos interessamos pelos nossos clientes, pelos seus desejos
e motivos de compra, conseguimos compreender, se interessar por seus interesses
e, consequentemente passamos a conhecer melhor nossos produtos e serviços.
Algumas dicas para cativar o cliente nesta fase inicial:
O cliente fala mais: muitas informações importantes surgem quando as
pessoas falam de maneira livre e sem interrupções.
Você escuta atentamente: o cliente é quem detém as informações que
precisamos saber para efetuar a venda! Por isso, é preciso deixá-lo falar para
saber como vamos vender.
Como ser um ouvinte eficaz?
Mantenha o foco e procure manter olho no olho enquanto o cliente estiver
falando e jamais tente fazer outra coisa ao mesmo tempo.
Caso seja necessário desviar a atenção a outro fato, peça licença à
pessoa com quem estiver conversando e retorne à conversa o quão breve possível.
Fale de coisas que interessem a outra pessoa. Se você deixar o cliente
expor suas ideias sem nenhuma interrupção pode descobrir o que interessa a ele.
Então fale sobre isso.
Você conhece a necessidade de compra do cliente?
Perguntas abertas permitem respostas completas e informações úteis.
Deste modo, você se prepara para evitar tropeços que podem comprometer a venda.
Perguntas fechadas: as perguntas fechadas permitem respostas simples e
geralmente um sim ou um não sem muitas informações. Geralmente, são questões
comparativas, afirmativas e assertivas, em que o cliente pode escolher e opinar
sobre o assunto específico em questão.
Perguntas proibidas:
“até quanto você pretende investir?”
Esta é a típica pergunta que pode irritar e subestimar o cliente, além
de ser uma questão que não oferece informações sobre a intenção de compra. O
quesito preço é delicado e muitas outras expressões devem ser evitadas.
Questões relacionadas a preço geralmente podem aborrecer o cliente e
podem diminuir a possibilidade de efetivar futuras vendas. Por isso, a grande
tarefa de um vendedor inteligente é preocupar-se em não subestimar seu poder de
compra e ser prudente em suas colocações.
Por isso, é importante ter sempre em mente quais perguntas podem ser
feitas e que determinam seus reais interesses de compra. As perguntas devem
estar ligadas às necessidades e perfis de cada cliente de modo que conduzam uma
negociação eficaz que garanta bons relacionamentos.
Por Cida Silva
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