O
presidente do CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas) e
autor do livro "Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas" (Ed.
Ferreira Negócios), Diego Maia, explica que o que diferencia estes
profissionais é a maneira como lidam com os desafios da carreira.
"É
possível diferenciá-los pela forma como estas pessoas encaram seu serviço. Um
vendedor de sucesso faz além das suas possibilidades. Ele também tem
comprometimento com a sua carreira", explica o especialista.
Conhecimento
Ele
acrescenta que um vendedor bem-sucedido busca ter conhecimento e informações
além do que é exigido pela profissão. Maia aconselha que estes profissionais
façam cursos na área ou até mesmo livres, já que em algum momento as
informações extras podem ajudá-los em uma venda.
Ele
conta que um vendedor de vinhos conquistou uma rede de restaurantes porque
ouviu os funcionários conversando sobre qual a diferença entre enólogo,
sommelier, entre outras nomenclaturas.
Como
esta pessoa tinha conhecimento da área devido aos cursos realizados, ele
explicou a diferença para os funcionários, o que despertou o interesse de um
comprador por este profissional. "Ele tinha um diferencial, por isso
conquistou o cliente", diz.
Mandamentos
O
autor indica 10 atitudes que podem diferenciar um vendedor medíocre de um
profissional de sucesso. "Estas dicas não servem somente para área de
vendas, mas para as outras profissões", informa.
■Preparação: Além de cursos como graduação, pós-graduação,
cursos livres de vendas, marketing, negócios e cursos livres, é aconselhável a
leitura de livros e revistas;
■Planejamento de carreira: tenha em mente aonde
deseja chegar. Por isso, estabeleça metas palpáveis. O especialista aconselha
que as pessoas escrevam seus planos, assim não estarão somente no plano das
ideias;
■Planejamento financeiro: organização
financeira é fundamental, já que muitos profissionais dependem da comissão de
vendas. Pense no futuro. Faça seguro especializado para área e um plano de
previdência privada;
■Comprometimento: Tenha comprometimento com a
empresa, com o produto e com os clientes. "É mais do que vestir a
camisa", declara Maia;
■Aprender com os erros: ao errar, peça o
feedback, desde o chefe até o cliente;
■Inovação: inovação não deve ser no sentido
técnico ou científico. O vendedor deve colocar em prática todos os dias alguma
ideia nova, como enviar artigos ou reportagens aos clientes que possam
interessar, não almoçar sozinho, conhecer outros lugares, entre outras coisas;
■Networking: deve ser feito tanto com
profissionais da mesma área como com os de setores diferentes. Além de manter
contatos com os clientes. "É se fazer presente. É estar permanentemente em
contato com as pessoas", afirma Maia.
■Faça com os outros o que você gostaria que
fizessem com você: é fundamental ter ética. Ajude o cliente a crescer;
■Venda e negocie benefícios: é importante
enfatizar o que o produto pode proporcionar ao cliente;
■Seja um portador de boas notícias: ninguém faz
negócios com pessoas desmotivadas, por isso deixe os problemas de lado, e não os
leve para o cliente.
Por
Karla Santana Mamona
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