Tecnologias e metodologias inovadoras no uso do Geomarketing
– ferramenta que analisa variáveis relevantes para o marketing de acordo com o
comportamento do mercado em determinadas regiões – têm incentivado o seu
reconhecimento por parte das empresas. E a tendência em 2012 é de crescimento.
Uma dessas inovações
está diretamente relacionada ao IBGE que modernizou o formato de coleta e
apuração do Censo. Na última coleta de dados, o processo passou a ser
totalmente informatizado, com a realização das entrevistas em computadores de
mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados. Essas informações
acabam sendo extremamente úteis na hora de criar estratégias de marketing
específicas.
Pesquisa realizada
pela Amcham com 41 gestores e diretores de marketing e comunicação apontou que
61% acreditam que o Geomarketing ajuda a ganhar conhecimento do mercado. Outro
ponto importante, lembrado por 29%, é a promoção direcionada para produtos e
serviços. A estratégia permite criar produtos específicos para uma determinada
região e divulgá-los também de forma personalizada.
Esse tipo de
preocupação faz com que o cliente/consumidor se sinta valorizado e adquira um
produto que foi desenvolvido e pensado exclusivamente para ele.
A pesquisa também
destaca que dois fatores principais devem influenciar no aumento do Geomarketing:
• crescimento da
concorrência e busca por nichos de mercado (46%);
• desenvolvimento de
classes com poder de consumo em novas regiões (27%).
Empresas de varejo,
como O Boticário, por exemplo, utilizam a geoinformação na hora de escolher
seus pontos de venda. Por meio de um sistema de mapas eletrônicos é possível
analisar mercados consumidores, distâncias entre lojas e identificar
possibilidades de crescimento.
O mercado de imóveis é
outro exemplo. Empresas como Tecnisa e Lopes usam ferramentas de análise
geográfica e redes sociais para escolher os locais dos futuros empreendimentos
e também para a venda de imóveis.
No entanto, apesar das
empresas terem uma visão positiva sobre a ferramenta e acreditarem no seu
potencial, ainda é necessário aumentar os investimentos para seu uso, também
uma boa perspectiva para 2012. Na pesquisa da Amcham, 46% afirmam que já
aplicam recursos ou pretendem fazer isso nesse ano em pesquisas de mercado.
Outros 37% dizem o mesmo de olho em promoção de produtos. Vale a pena avaliar
como adequar essa ferramenta ao seu negócio.
Por HSM
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