No marketing "1 to 1" (um cliente por
vez) podemos utilizar a técnica IDIP = Identificar, Diferenciar, Interagir e
Personalizar (adaptando um produto ou serviço ao cliente). Os clientes são identificados
por seu valor, e através de recursos de TI, isto pode estender-se para milhões
de clientes. Uma vez identificado o grupo valoroso, efetua-se um contrato no
sentido de buscar mais informações e, com os resultados, diferenciá-los pelas
necessidades.
- WIN BACK OR SAVE (recuperar clientes que tenham deixado ou estejam
deixando o relacionamento);
- PROSPECTING (realizar a prospecção de novos clientes);
- LOYALTY (criar lealdade entre os clientes existentes);
- CROSS-SELL/UP-SELL (realizar maiores vendas ou vendas casadas).
Em termos de TI, o CRM é um software que captura,
processa, analisa e distribui dados, como nos outros sistemas, porém o cliente
é o centro do modelo de dados e todos os relatórios e consultas têm o cliente
como porta de entrada, integrando os módulos de automação de vendas, gerência
de vendas, telemarketing e televendas, serviço de atendimento e suporte ao
cliente, automação de marketing, ferramentas para informações gerenciais, Web e
comércio eletrônico, possibilitando traçar estratégias de negócios voltadas
para o entendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e
potenciais de uma empresa.
A globalização e a evolução da TI têm mudado
radicalmente a forma como as empresas e seus consumidores se relacionam. Os
consumidores têm um leque de opções de produtos e serviços nunca vistos. Além
de oferecer qualidade e preço competitivo, as organizações precisam estabelecer
relacionamentos de longo tempo com os clientes, visando um maior aproveitamento
do LTV (Lifetime Value) de cada cliente.
- CMV (CLIENTES MAIS VALIOSOS) para os quais deve-se empregar a
estratégia de retenção, utilizando programas de reconhecimento e a
possibilidade de uso de canais de comunicação exclusivos recompensando o
alto valor gerado;
- CMP (CLIENTES DE MAIOR POTENCIAL) para os quais é necessário
desenvolver esses clientes através de incentivos;
- BZs (BELOW ZEROS) que representam valor negativo para a
organização;
- GRUPO DE CLIENTES INTERMEDÁRIOS mas que são lucrativos, porém sem
grande expressão.
Utilizando uma ferramenta gerencial, as organizações terão informação
com maior qualidade, auxiliando a ação de tomada de foco a ser atingido,
oferecendo algo a mais a seus clientes, especialmente os de maior valor, e
evitando a migração de sua base de clientes para a concorrência.
Portanto para uma organização, os benefícios se darão com a
implementação do programa que facilitará a identificação dos clientes,
diferenciado-os pelo valor e comportamento (segmentação), pela interação,
quando se pode saber que suas necessidades e preferências, conduzindo à
personalização ou adequação às necessidades expressas pelo cliente. A grande
vantagem da TI é permitir que isto possa ser feito em larga escala.
Por Sonia Liggyeri
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