Segundo (Serra, Torres & Torres, 2004), a análise do ambiente externo pode ser realizada por meio do modelo de cinco forças da competitividade, desenvolvido por Michael Porter na década de 70. Afirmam ainda que o entendimento das forças rivais de um ramo de negócios é essencial para o correto desenvolvimento do plano estratégico.
Abaixo veremos as forças competitivas do modelo Porter:
Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a
mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta
dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes
diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a
organização em questão.
Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as
atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes
depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação
das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas
barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para
concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são:
Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.
Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade
de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva
tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto,
principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes
quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados
são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são
estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente
viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se
analisa esta força.
Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder
de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os
produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é
muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no
faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual
relação da empresa com seus principais fornecedores.
Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os
mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar
este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e
após certo tempo este se estabiliza em toda a região.
Fonte:
Administradores
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