BR&M Tecnologia

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Se não estiver em sua lista de tarefas… Não faça!!!

Isso acontece com todos nós.

Você está dando duro no trabalho em uma tarefa importante. Então, vários minutos depois você, “acorda” para se perceber fazendo algo sem importância que pareceu do nada.

Seu importante trabalho foi colocado de lado e você não tem certeza de quanto você voltará ao mesmo. De fato, treze e-mails e dezessete sites depois, você esqueceu tudo em relação à sua tarefa original.

O que você faz quando se encontra fora da tarefa?

Atenha-se à sua lista de tarefas


Você começou com a melhor das intenções de concluir seus itens prioritários, quando de repente você percebe que está fazendo tarefas randômicas.

Como isso aconteceu?

Era esperado que você estivesse trabalhando naquela tarefa importante. Mas, você agora se encontra fazendo qualquer outra coisa menos naquilo que havia planejado para o dia de hoje. De fato, muitas dessas tarefas diversas nem estavam na lista que você preparou esta manhã.

E essa é a chave da coisa… Elas nem mesmo estavam em sua lista.

Se elas não eram parte de seu plano de trabalho, por que você está permitindo que elas descarrilem sua produtividade?

Sempre coloque as tarefas em sua lista


Quando interrupções e urgências aparecem, a melhor forma de coloca-las em perspectiva é adicionando-as à sua lista de tarefas.

Adicionar tarefas à sua lista permite que você veja todas as tarefas em ordem de prioridade.

“Se não estiver em sua lista… Então adicione! ”

Sua lista ajuda você a responder várias perguntas chave:

  • Que tarefa eu deveria estar fazendo agora?
  • Qual minha principal prioridade?
  • Que outras tarefas eu preciso fazer?
  • Que tarefas eu esqueci?

Sua lista garante que as novas tarefas tomem seus lugares apropriados dentro de suas prioridades, ao invés de tomar o lugar principal ao interromper você.

Em outras palavras, será que você deveria estar fazendo esta nova tarefa agora?

Veja uma lista de dicas e táticas para garantir que você se manterá em sua lista:

  • Sempre adicione à sua lista – se uma tarefa vale ser feita, então é válido adicioná-la à sua lista de tarefas. Isso não só permite que você a acompanhe, mas também te da satisfação (e momentum) ao riscá-la de sua lista;
  • Ordene sua lista – a principal razão de você adicionar tarefas à sua lista é para que você possa coloca-las na ordem correta de prioridade em comparação às demais tarefas existentes. Você rapidamente pode ver quais tarefas precisam ser feitas antes das outras;
  • Escolher a partir de sua lista – use sua lista de tarefas como um “menu de produtividade”. Sua lista serve como uma base das tarefas que você deveria estar fazendo. Bem como, se você sempre voltar à sua lista, você estará assegurando de que não se esquecerá de nenhuma tarefa;
  • Se ater à sua lista – é quando você sai de sua lista que você acaba fazendo todas as outras tarefas diversas. Não se permita cair na armadilha de confundir ocupado com produtivo. É sempre melhor conseguir concluir poucas tarefas principais do que muitas tarefas sem importância.

Trabalhe sua lista


Quando você se encontrar passando por tarefas menores, use sua lista para te colocar novamente nos trilhos.

Se você está fazendo uma tarefa sem relação com sua lista, você não sabe se você deveria estar fazendo ela.

Deixe que sua lista responda à pergunta, “Eu deveria estar fazendo isso agora? ”.

Por André Lado Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário