Empregado nos
processos comerciais de PROSPECÇÃO, PRÉ-VENDA, VENDA e PÓS-VENDA.
Saiba como além de
revelar oportunidades e informações valiosas sobre os clientes, tecnologia pode
aprimorar fluxo de trabalho.
Sistemas de Customer Relationship Management (CRM) disponibilizam
fluxos de trabalho, processos de aprovação e outros procedimentos relacionados
aos negócios. Mas nem sempre fica claro para a empresa quais recursos devem ser
usados na ferramenta e que o excesso de mecanismos rigorosos pode causar
insatisfação nos usuários.
Processos de negócios podem ser a saída para esse desafio. Durante o ciclo de vendas, por exemplo, existem passos importantes que as pessoas não podem controlar e é por isso que estabelecer um workflow é vital. Abaixo, veja alguns processos de negócios que ilustram características relevantes do CRM.
Processos de negócios podem ser a saída para esse desafio. Durante o ciclo de vendas, por exemplo, existem passos importantes que as pessoas não podem controlar e é por isso que estabelecer um workflow é vital. Abaixo, veja alguns processos de negócios que ilustram características relevantes do CRM.
Processos de aprovação
Esses são fluxos de trabalho clássicos que normalmente envolvem
controles, atualizações de documentos, timeouts, aprovações e delegações.
Exemplos de uso nas empresas incluem configuração de ordem, verificações de
crédito, termos especiais contratuais, atendimento de pedidos e renovação de
assinaturas. No CRM, a maioria desses exemplos está focada nas áreas de vendas.
Embora alguns desses processos de negócios exijam uma série de
passos controlados, há situações em que a flexibilidade é necessária.
Indicadores-chave dessa necessidade serão identificados por meio de pedidos
frequentes para, por exemplo, desbloquear registros.
Se houver um número significativo de pedidos desse gênero, o
processo de aprovação pode precisar ter segmentações mais elaboradas (com
critérios mais sutis de ramificação), ou precisar de uma reformulação completa.
Fluxos de trabalho
Em alguns casos, o principal problema é que um processo de
aprovação é muito rígido. Assim, usar uma série de fluxos de trabalho para
substituir um processo formal de aprovação permite que o processo de negócio
avance mesmo que uma etapa de aprovação seja adiada.
A necessidade de pular uma etapa é comum em casos de suporte ao
cliente. Por exemplo, se a substituição de peças requer uma verificação de
crédito antes da liberação do objeto, o fluxo de trabalho pode permitir que o
equipamento seja colocado em uma área separada até que a verificação do crédito
esteja completa. Adicionando essa flexibilidade no fluxo de trabalho, é
possível aumentar a velocidade da ordem, mesmo quando a aprovação estiver
atrasada.
Notificação via e-mail
Sistemas clássicos de fluxo de trabalho usam documentos de
transação, ou outras atribuições de tarefas explícitas para gerenciar o fluxo
de trabalho entre os donos das tarefas. Quando um usuário conclui uma
atividade, o status do documento é atualizado e o trabalho, então, passa para a
próxima pessoa envolvida no processo.
Em alguns processos de negócios - particularmente aqueles que
envolvem testes - o "próximo passo" não pode ser reconhecido pelo
sistema até que o usuário conclua a tarefa anterior. Quando o status seguinte
não pode ser predefinido, o profissional que trabalha no processo no momento
precisa escrever os detalhes do passo para o profissional seguinte.
No entanto, um problema acontece quando os proprietários das
tarefas não têm acesso ao sistema (ou porque não efetuam o login no sistema com
frequência, ou a empresa não disponibiliza acesso ao CRM para todos por uma
questão de economia de licenças). Quando cenários como esses acontecem, o
e-mail é, muitas vezes, a melhor maneira para notificar os usuários que há
ações sob sua responsabilidade e que precisam ser realizadas.
Nessas situações, o sistema de workflow deve ser usado mais como um mecanismo de lembrete do que gerenciador de prazos.
Nessas situações, o sistema de workflow deve ser usado mais como um mecanismo de lembrete do que gerenciador de prazos.
Sequência de status
Em muitos dos processos de negócios - especialmente na parte
inicial do ciclo de vendas - é impossível saber exatamente a sequência de
passos. É aí que etapas podem acontecer fora de ordem, em paralelo, ou fora do
controle.
Os exemplos clássicos desse quadro são a qualificação e a prospecção de necessidades identificadas durante as fases de análise de vendas. Em qualquer sistema de CRM, esses pontos são representados por campos de status que são manualmente avançados de acordo com o melhor entendimento do usuário.
Os exemplos clássicos desse quadro são a qualificação e a prospecção de necessidades identificadas durante as fases de análise de vendas. Em qualquer sistema de CRM, esses pontos são representados por campos de status que são manualmente avançados de acordo com o melhor entendimento do usuário.
Como esses processos podem ser de longa duração (por exemplo, ciclos
de vendas de nove meses ou nove semanas), é imprescindível a utilização de
conceitos de workflow, mesmo que você não tenha um fluxo de trabalho
estabelecido. Para isso, será necessário estabelecer quatro fases:
• Prazos para a ação
• Métricas para "no tempo certo" e alerta para
"tempo muito longo"
• Alertas para regressão
• Relatórios que destaquem o pipeline de trabalho.
Mesmo que todos os processos de negócios sigam regras consistentes, sequências e prazos, o mundo real está repleto de atividades que simplesmente não trilham esse caminho. Se você puder, caracterize tudo como um processo de negócio. Dessa forma, você consegue seguir um modelo. Mas certifique-se de aplicar o nível adequado de disciplina do fluxo de trabalho para não atropelar processos, pular etapas ou forçar regras que não poderão ser seguidas.
Adaptado do texto original de David Taber.
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