Neste trecho do The Referral Engine,
Jantsch explica por que muitas empresas têm processos únicos que possuem um
papel importante na atração de prospects e conversão deles em clientes:
O segredo: TIHWDIH
Há sete palavras que a maioria das
empresas com ampla referência utiliza como uma maneira de libertar ela mesma e
seus funcionários, para assim, desempenhar de uma forma que possa proporcionar
ao cliente a melhor experiência possível. Essas palavras são: "This is how
we do it here” (Esta é a forma como fazemos aqui).
Essas palavras, pronunciadas em
muitas situações de venda, pode preservar uma empresa de prometer algo que não
possa cumprir ou de cortar o preço de demanda.
É claro que não são apenas as
palavras, é realmente dar prosseguimento a elas. Toda empresa de pequeno porte
é limitada pela sua capacidade de entregar os bens com recursos limitados. A
melhor maneira de fazer isso é tornar-se expert em um conjunto de processos
comprovados e segui-los como se sua vida dependesse disso.
Empresas com amplas referências
sempre têm maneiras especiais para realizar isso, que por sua vez desempenham
um papel fundamental em atrair e converter os leads certos, orientar
corretamente os novos clientes, fazer o trabalho e enviar o produto, e depois
prosseguir para ter certeza que o cliente esteja feliz.
O primeiro lugar que você pode
começar dizendo TIHWDIH é durante o processo de venda. Quando o prospect começa
o processo de venda faça perguntas e pronunciamentos apenas sobre o que eles
precisam, faça com que eles parem e diz que você gostaria de caminhar com eles
através de um processo que poderia ajudá-los a descobrir o valor de trabalhar
juntos, ou que você gostaria de envolvê-los nesse processo. (Isso é o código
para o TIHWDIH).
Eu não estou dizendo que nunca há
um tempo para dobrar novas oportunidades. Pelo contrário, que sem seus próprios
processos para excelência você será pressionado mais que o dobro. Cumprir com o
seu mecanismo de entrega irá ajudá-lo a evitar o caminho de negócio que você
sabe que não deve seguir. Seus processos são o filtro para a identificação de
clientes ideais. (Se um prospect não sentar-se para a sua análise de
necessidades, isso pode ser uma bandeira vermelha.)
Por exemplo, em um ambiente de
consultoria, geralmente é uma boa idéia deixar claro o nível de participação
que cliente deve se comprometer, os documentos e relatórios que você vai
precisar de acesso e descrever como o fluxo de reuniões e comunicação devem
trabalhar.
Eu já trabalhei com programadores
de software que me disseram que é comum em seus setores terem projetos que
nunca foram concluídos, pois uma pessoa de desenvolvimento de negócios está tão
ansiosa para conseguir o negócio que o escopo do projeto nunca é colocado em
prática. Um processo de vendas que consegue parar o cliente tempo suficiente
para apreciar essas diferenças é essencial. Esta abordagem não vai apelar para
todos os clientes potenciais, você está à procura de clientes ideais que
apreciam o cuidado e atenção que você traz para cada projeto.
Seu processo irá garantir que todos
na organização estejam entregando a mesma mensagem, experiência e marca.
Lembre-se: Uma oportunidade aparentemente grande que o empurra para fora de
seus processos muitas vezes custa muito mais para entregar, e podem até mesmo
fazer com que você tire o olho do seu cliente ideal.
Demonstrando que você realmente tem
os processos comprovados, pode ser muito atrativo para os prospects. Muitas
empresas de pequeno porte que lançam seus produtos nos dias de hoje, fazem
promessas, mas acabam falhando quando realmente vão cumpri-las. Dez passos para
o processo de descoberta de necessidades irá automaticamente ajustá-lo acerca
do pacote e provavelmente terá a capacidade de aumentar os preços.
Todos esses processos, ou pontos de
contato, existem como formas intencionais para garantir a satisfação do cliente
para o negócio de amplas referências, mas há sempre um pouco de segredo que
realmente faz com que elas sobressaiam.
Qual é a única maneira de fazer
negócios, empacotar seus produtos e serviços, engajar os clientes, auditar os
problemas, ou criar um caminho para o resultado final sobre o qual você pode
afirmar com confiança?: "This is how we do it here” (Esta é a forma como
fazemos aqui).
Por John Jantsch
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